20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
música 06 de Janeiro de 2017
Janeiras cantadas na Câmara

O átrio dos Paços do Concelho, em Setúbal, foi palco, no dia 6, de um conjunto de atuações para cantar as janeiras ao Executivo municipal.

O Grupo de Cantares da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, composto por perto de vinte elementos, todas mulheres, entre ex-funcionárias, voluntárias e utentes com mais de 70 anos, acompanhadas dos músicos Manuel Saraiva e Manuel Carlos, à viola, e Manuel Mascarenhas, no bombo, foi o primeiro a atuar.

Sandra Costa, diretora técnica da área social, apresentou o grupo, expressando votos de um Bom Ano, e de seguida ouviu-se nos Paços do Concelho o tema “Setúbal Tradição”.

“As Janeiras”, “Ainda agora aqui cheguei”, “Setúbal Setúbal” e, para finalizar, “Aqui estamos nós” foram os outros temas apresentados.

O Grupo de Cantares da Associação de Socorros Mútuos Setubalense existe há cerca de um ano e canta um reportório de músicas relacionadas com Setúbal.

A seguir, a Tuna da Escola de Ensino Especial – Centro Socioeducativo da APPACDM de Setúbal entrou nos Paços do Concelho a cantar o tema “As Janeiras” e organizou-se, depois, nas escadas do átrio para continuar a atuação.

“Somos a APP da Quinta da Serralheira. Viemos dar as boas festas à cidade inteira”, cantaram os alunos, professores e elementos da direção da instituição, entre os quais o presidente, José Manuel Salazar.

A tuna é um projeto desenvolvido no Centro Socioeducativo da Quinta da Serralheira, que reproduz o modelo das tunas tradicionais, com o objetivo de “preservar a valorizar as tradições, envolvendo os alunos, e também contribuir para a animação cultural da cidade”, explica o presidente da APPADM de Setúbal.

Depois de dois temas relacionados com a época, a tuna apresentou dois temas da música tradicional portuguesa, “O Passarinho” e “Milho Verde”, e “A Mulher Gorda”, celebrizado pela Estudantina Universitária de Lisboa, em 1992.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, aplaudiu as atuações, que proporcionaram “um grande espetáculo”, e manifestou “orgulho e honra” por receber os grupos nos Paços do Concelho, “espaço que foi recentemente remodelado para acolher todos os setubalenses”.

No final, todos os presentes, músicos e público, brindaram ao novo ano com um moscatel de honra e comeram bolo-rei.

As janeiras voltam aos Paços do Concelho com outras atuações, a primeira a cargo da equipa do Departamento de Urbanismo da autarquia, a segunda com os grupos corais alentejanos “Os Amigos do Independente” e “Os Amigos dos Sadinos” juntamente com o Coro da Uniseti e o Coro do Município Afina Setúbal. Ao início da noite, há um apontamento da Associação dos Acordeonistas de Portugal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign