20 de Julho de 2018
23º
max. 26º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
música 06 de Janeiro de 2017
Janeiras cantadas na Câmara

O átrio dos Paços do Concelho, em Setúbal, foi palco, no dia 6, de um conjunto de atuações para cantar as janeiras ao Executivo municipal.

O Grupo de Cantares da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, composto por perto de vinte elementos, todas mulheres, entre ex-funcionárias, voluntárias e utentes com mais de 70 anos, acompanhadas dos músicos Manuel Saraiva e Manuel Carlos, à viola, e Manuel Mascarenhas, no bombo, foi o primeiro a atuar.

Sandra Costa, diretora técnica da área social, apresentou o grupo, expressando votos de um Bom Ano, e de seguida ouviu-se nos Paços do Concelho o tema “Setúbal Tradição”.

“As Janeiras”, “Ainda agora aqui cheguei”, “Setúbal Setúbal” e, para finalizar, “Aqui estamos nós” foram os outros temas apresentados.

O Grupo de Cantares da Associação de Socorros Mútuos Setubalense existe há cerca de um ano e canta um reportório de músicas relacionadas com Setúbal.

A seguir, a Tuna da Escola de Ensino Especial – Centro Socioeducativo da APPACDM de Setúbal entrou nos Paços do Concelho a cantar o tema “As Janeiras” e organizou-se, depois, nas escadas do átrio para continuar a atuação.

“Somos a APP da Quinta da Serralheira. Viemos dar as boas festas à cidade inteira”, cantaram os alunos, professores e elementos da direção da instituição, entre os quais o presidente, José Manuel Salazar.

A tuna é um projeto desenvolvido no Centro Socioeducativo da Quinta da Serralheira, que reproduz o modelo das tunas tradicionais, com o objetivo de “preservar a valorizar as tradições, envolvendo os alunos, e também contribuir para a animação cultural da cidade”, explica o presidente da APPADM de Setúbal.

Depois de dois temas relacionados com a época, a tuna apresentou dois temas da música tradicional portuguesa, “O Passarinho” e “Milho Verde”, e “A Mulher Gorda”, celebrizado pela Estudantina Universitária de Lisboa, em 1992.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, aplaudiu as atuações, que proporcionaram “um grande espetáculo”, e manifestou “orgulho e honra” por receber os grupos nos Paços do Concelho, “espaço que foi recentemente remodelado para acolher todos os setubalenses”.

No final, todos os presentes, músicos e público, brindaram ao novo ano com um moscatel de honra e comeram bolo-rei.

As janeiras voltam aos Paços do Concelho com outras atuações, a primeira a cargo da equipa do Departamento de Urbanismo da autarquia, a segunda com os grupos corais alentejanos “Os Amigos do Independente” e “Os Amigos dos Sadinos” juntamente com o Coro da Uniseti e o Coro do Município Afina Setúbal. Ao início da noite, há um apontamento da Associação dos Acordeonistas de Portugal.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign