20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
tradição 09 de Janeiro de 2017
Janeiras voltam a (en)cantar Município

O tradicional cantar das janeiras para a Câmara Municipal de Setúbal ouviu-se no átrio dos Paços do Concelho, que se encheu ao final da tarde de dia 6, numa iniciativa que terminou com moscatel e bolo-rei.

“Vamos cantar as janeiras, vamos cantar as janeiras, por esses quintais adentro vamos.” Dos quintais para a escadaria dos Paços do Concelho. Foi assim que, depois de várias atuações ao longo do dia, prosseguiu a celebração do Dia de Reis, com uma primeira atuação a cargo de cerca de quarenta trabalhadores do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Setúbal.

Minutos depois, os grupos corais alentejanos Os Amigos do Independente e Os Amigos dos Sadinos uniram-se para, pela primeira vez, cantaram em conjunto, numa atuação que juntou ainda o Coro da Universidade Sénior de Setúbal e o Coro do Município Afina Setúbal, temas associados à época que assinala o final da quadra natalícia, como “As Janeiras” e “Natal dos Simples”, de Zeca Afonso.

“Este foi um momento inédito. Os dois corais alentejanos não se falavam. Vê-los cantar juntos foi arrepiante. Assim se mostra que, quando se junta, Setúbal transforma-se”, referiu a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.

Também o maestro Nuno Batalha, responsável pela atuação dos quatro conjuntos no dia 6 à tarde, avançou que “a união foi muito importante, quer para os grupos, quer para a cidade”.

A finalizar a iniciativa, organizada pela Câmara Municipal e pelos grupos participantes, coube à Associação dos Acordeonistas de Portugal o papel de manter viva a cultura popular, presenteando a mais de meia centena de pessoas presentes no átrio dos Paços do Concelho com uma forma menos habitual de se cantar as janeiras.

De acordeões na mão, seis músicos apresentaram “As Janeiras” e temas da música tradicional portuguesa, como “Rio Azul”, “Passarinho” e “Apita o Comboio”.

Maria das Dores Meira anunciou que a autarquia vai celebrar um protocolo de colaboração com a Associação dos Acordeonistas de Portugal com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da atividade cultural desta entidade. “Espero que coloquem mais crianças a conhecer este instrumento que é lindo”, completou a presidente da edilidade.

A autarca aplaudiu todas as atuações e salientou a satisfação e o orgulho em receber os grupos, expressando votos de bom ano a todos os presentes, músicos e público, brindados com moscatel de honra e bolo-rei.

As janeiras para o Executivo municipal nos Paços do Concelho é uma tradição que conta, ano após ano, com a participação de diversos grupos de cantares do concelho.

Já no dia 6, os Paços do Concelho receberam outras atuações que enriqueceram ainda mais a tradição das janeiras.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign