18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
Música 21 de Novembro de 2011
Jazz reina em festival inédito

A primeira edição do Círculo de Jazz Festival, realizada durante dois fins de semana em Setúbal, traduziu-se em êxito, com cerca de 300 pessoas a assistirem a concertos que foram do swing manouche ao contemporâneo.

O Auditório Charlot acolheu os primeiros dois dias do evento, a 11 e a 12, onde decorreram os espetáculos de Tim Holehouse, Hell Hound, ambos de blues e folk, Cipriano Mesquita, de guitarra portuguesa, e João Vítor Quarteto, de jazz contemporâneo.

O festival, inspirado no antigo Círculo Cultural de Setúbal, reservou para o segundo fim de semana, a 19 e 20, na Capricho Setubalense e no Club Setubalense, nomes como Mário Delgado e Filipe Melo.

Mário Delgado, um dos principais guitarristas da atualidade do jazz português, apresentou, no formato de trio, temas de autoria própria e outros de compositores como Thelonious Monk e Jorge Palma.

Antes, no salão da Capricho vestido a rigor para o jazz, com luz ambiente e plateia disposta por mesas, os Logadogue Swing Project reviveram os primeiros passos jazzísticos na Europa, num ritmo que ficou conhecido por swing manouche.

Num brinde ao público, extracartaz, a noite do dia 19 terminou com uma jam session conduzida por músicos da Escola de Música Dámsom, parceira da Câmara Municipal e da Experimentáculo na organização do festival.

O Filipe Melo Trio, liderado pelo pianista oriundo da escola do Hot Clube Portugal e “Prémio Villas-Boas”, e os standards do quinteto da Dámsom receberam os últimos aplausos do festival, dia 20, no Club Setubalense.

O último fim de semana do certame serviu ainda para juntar músicos, mais e menos experientes, em torno de workshops de jazz.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign