16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 16 de Janeiro de 2017
João Gobern conversa na Casa

A distinção entre a televisão dos anos 60/70 e da atualidade esteve em análise no dia 13 à noite, numa conversa com o jornalista João Gobern, realizada no âmbito do ciclo Muito Cá de Casa.

João Gobern, também conhecido por ser comentador desportivo, foi o convidado do encontro, moderado por José Teófilo Duarte, do atelier DDLX, e por Pedro Soares, da associação Experimentáculo.

Numa sala praticamente cheia, o autor do livro “Quando a Televisão Parava o País”, que faz uma viagem por quase quarenta anos de televisão em Portugal, contou muitas histórias dos bastidores das transmissões televisivas dos anos 60/70.

Numa altura em que a censura era uma realidade com a qual os profissionais da televisão tinham de lidar diariamente, aconteceram também “muitos episódios engraçados para contornar o que era proibido”, referiu João Gobern.

Uma das ideias-chave a reter do debate muito participado, com o público a colocar questões e a refletir em conjunto com o jornalista, é que “os anos 60 e 70 foram marcantes e mais intensos para os profissionais e para quem via televisão, mas há que aceitar, sem nostalgias, que a realidade mudou e hoje a televisão já não é tão importante”.

A conversa lembrou ainda os programas e os protagonistas que criaram empatia com o público, sobretudo na altura em que o país parava e as pessoas corriam para casa para verem televisão.

O ciclo de encontros Muito Cá de Casa é desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o atelier DDLX, com diversos apoios.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign