23 de Outubro de 2017
18º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
desporto 27 de Janeiro de 2014
Jogos do Sado com novidades

Um Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas e uma Descida do Rio Sado são novidades do calendário de provas dos Jogos do Sado, programa promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, que decorre entre fevereiro e outubro.

O calendário da 12.ª edição, que inclui mais uma edição da Taça do Mundo em Águas Abertas e o regresso, embora mais ambicioso, da Travessia do Sado a Nado, foi apresentado a 27 de janeiro, em conferência de imprensa, no Made in Café, no Parque Urbano de Albarquel.

A edição de 2014 é a que apresenta um maior número de eventos, com perto de três dezenas, de modalidades desportivas, 17, e de parceiros associativos, 20, apesar dos “naturais constrangimentos financeiros de todas as partes envolvidas”, como salientou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira.

“Assumimos a forte responsabilidade de avançar para esta ambiciosa iniciativa por sabermos que os Jogos do Sado assumem hoje um papel fundamental na dinâmica e nos objetivos do nosso movimento associativo, aproximando-o das suas populações”, destacou a autarca.

O programa, “instrumento de afirmação do potencial desportivo deste concelho”, mantém a base de há 12 anos mas tem vindo a crescer tornando-se numa das “principais referências de atividade desportiva de Setúbal e Azeitão”.

Acompanhada pelo vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Pina, e do chefe da Divisão de Desporto, José Pereira, Maria das Dores Meira disse estar expectante quando à superação do número de participantes do ano passado, perto de seis mil, um “sucesso” que se deve ao “modelo participativo” entre a Autarquia e um conjunto de parceiros, como associações, escolas e clubes.

A este êxito, a presidente da Câmara Municipal destacou o contributo da empresa Águas do Sado, enquanto principal patrocinador dos Jogos do Sado, desde a primeira edição, ao apostar num projeto que “não se concretiza apenas num conjunto de eventos organizados pela Autarquia para os seus munícipes, mas sim com os seus munícipes representados pelas suas associações”.

Conciliar hábitos de vida saudáveis com as potencialidades dos recursos naturais do concelho, como o rio, a serra e o estuário, na promoção da prática do desporto, é objetivo dos Jogos do Sado, que acaba por agregar outras funções, nas áreas da educação, da economia e do turismo.

Os estabelecimentos públicos de ensino têm sido outros parceiros fundamentais e nesta edição os Jogos do Sado apostam no aumento do número de realizações exclusivas para o setor escolar, passando de cinco para nove dias de eventos.

Dar continuidade ao acesso participativo das pessoas com modalidade reduzida, como a prática do boccia, é intuito da organização, que vai proporcionar um Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas, em setembro.

Outra novidade é a Descida do Rio Sado em canoagem, uma iniciativa a realizar em julho, com partida do Moinho de Maré da Mourisca.

A organização de mais uma edição da Setúbal Bay, 10 km World Cup, em junho, e o XIV Raid Bicasco, em maio, são uma pequena amostra do programa deste ano, que envolve atividades exclusivas à participação de atletas federados e outras abertas à população.

A cerimónia de abertura dos 12.os Jogos do Sado realiza-se no dia 2 de fevereiro, às 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com o desfile representativo das modalidades e atuações da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, dança jazz e “Cama Elástica” do Vitória Futebol Clube, zumba do PróAventuras, “Ensemble de Violetas e Violoncelos” do Conservatório Regional de Setúbal, Salsa Setúbal e Água de Beber (capoeira).

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign