24 de Outubro de 2017
15º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
desporto 04 de Fevereiro de 2013
Jogos do Sado começam em festa

A vertente eclética dos Jogos do Sado, com iniciativas abertas à participação popular e provas de competição oficial, ficou patente na cerimónia de abertura da 11.ª edição, realizada no dia 3, no Pavilhão das Manteigadas.

Num ambiente de confraternização de atletas, dirigentes, clubes e associações participantes nos Jogos do Sado, organizados pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da Águas do Sado, a iniciativa desportiva arrancou com a exibição de algumas das perto das duas dezenas de modalidades que integram o calendário de 2013.

Perante centenas de pessoas que assistiram à cerimónia de abertura, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, declarou oficialmente abertos os “11.os Jogos do Sado”, salientando a importância da dinamização deste evento desportivo para a região.

“Esta é uma iniciativa que tem crescido com o apoio de todos e evoluído a cada edição”, sublinhou a autarca, reforçando que “os Jogos do Sado têm contribuído decisivamente para a afirmação do potencial desportivo de Setúbal” e para a divulgação das atividades promovidas na região.

A bandeira dos Jogos do Sado foi erguida numa exibição de patinagem, ao mesmo tempo que o público assistia a um vídeo promocional do evento desportivo, com testemunhos de edições anteriores, em várias provas.

A vertente eclética ficou também patente na cerimónia de abertura dos “11.os Jogos do Sado” com demonstrações de dança do ventre, pela escola Dança & Companhia, e uma atuação gímnica e de patinagem, com as participações do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso, do Vitória Futebol Clube e do Clube Naval Setubalense.

A música também marcou presença no evento, com a Escola de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense, a que seguiram exibições de tumbling e minitrampolins pelo Clube Ginástica Portugal.  

Maria das Dores Meira vincou a importância desta iniciativa na dinamização do conceito de “desporto para todos”, enaltecendo, igualmente, “as capacidades naturais da cidade para a realização das mais variadas provas desportivas”, assim como os “vários equipamentos existentes ao dispor da população”.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, evidenciado a eclética oferta desportiva que integra o calendário de 2013 dos Jogos do Sado, desafiou a população a participar nas atividades. “Temos competição, mas também muitos momentos de lazer e de muita diversão.”

A realização do I Duatlo dos Jogos do Sado, “uma prova que vai animar toda a requalificada frente ribeirinha”, foi uma das provas destacadas por Maria das Dores Meira, assim como uma nova edição da Regata de Banheiras e Insólitos e o terceiro Setúbal Bike Tour, evento que no ano transato reuniu cerca de um milhar de participantes.

Duas “banheiras”, de aspeto insólito mas navegáveis, irromperam pelo “mar” do Pavilhão das Manteigadas, num momento cénico alusivo àquela regata original, com a presença de patinadores. Três cicloturistas, já entusiasmados pelo espírito carnavalesco e ao som de Jorge Nice, também arrancaram muitos aplausos do público.

Atletas de associações, coletividades e clubes que participam no evento desportivo desfilaram acompanhados de uma patinadora, que transportava o respetivo estandarte, antecedendo o hastear da bandeira dos Jogos do Sado.

A primeira atividade da edição deste ano do programa desportivo decorre no dia 16, com o Torneio Regional de Remo Indoor, das 09h00 às 17h30, no Pavilhão do Clube Naval Setubalense.

Já em março, no dia 16, realiza-se o Festival de Andebol Infantil, iniciativa a dinamizar nos pavilhões Antoine Velge, João dos Santos, das Manteigadas e de Vendas de Azeitão, enquanto no dia 24 há o Passeio Popular de BTT, pelo Parque Natural da Arrábida.

Os Jogos do Sado, organizados desde a primeira edição pela Autarquia com o patrocínio da Águas do Sado, envolvem o movimento associativo do concelho, contando, nesta edição, com a parceria de vinte instituições de Setúbal que, direta ou indiretamente, promovem com regularidade atividades desportivas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign