21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
desporto 03 de Fevereiro de 2014
Jogos do Sado mostram-se à cidade

Atividades abertas à participação popular e provas de competição oficial marcam o calendário desportivo dos “12.os Jogos do Sado”, ecletismo que ficou patente na cerimónia de abertura, realizada no dia 2, à tarde, no Fórum Municipal Luísa Todi.

No habitual ambiente de confraternização de atletas, dirigentes, clubes e associações participantes nos Jogos do Sado, organizados pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da Águas do Sado, o projeto arrancou com a exibição de algumas das perto de duas dezenas de modalidades que integram o calendário de 2014.

Perante um Fórum Municipal de Setúbal praticamente lotado, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, ao declarar oficialmente abertos os “12.os Jogos do Sado”, salientou a importância da dinamização deste evento desportivo para a região.

“Este projeto desportivo assume um papel fundamental na dinâmica e objetivos do movimento associativo”, vincou a autarca, para afirmar que os Jogos do Sado, “além de um instrumento de afirmação do potencial do concelho, são uma das principais referências de atividade desportiva de Setúbal e Azeitão”.

Uma apresentação pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal deu início à cerimónia de abertura, na qual as centenas de pessoas presentes na principal sala de espetáculos da cidade tiveram ainda oportunidade de assistir a um vídeo de promoção das principais atividades agendadas.

Os jogos são também feitos de moda. Num desfile organizado por Ana Sobrinho, o público ficou a conhecer as indumentárias utilizadas pelos atletas nas 17 modalidades que integram o projeto desportivo, nesta edição com um total de 33 eventos programados entre fevereiro e outubro.

Maria das Dores Meira, ao frisar que “os Jogos do Sado materializam um importante fator de desenvolvimento desportivo no concelho”, afirmou que este projeto assume-se, “desde o primeiro momento, como um vetor de conciliação entre o gosto pela prática física e o saudável espírito desportivo”.

A edil setubalense sublinhou que o “sucesso alcançado” ao longo de 11 edições “ultrapassa, em muito, a simples responsabilidade da Autarquia”, uma vez que a organização dos Jogos do Sado assenta “num modelo participativo” capaz de unir o Município e um conjunto de parceiros, como associações, escolas e clubes.

Em ritmo elevado, o espetáculo de abertura da 12.ª edição dos Jogos do Sado continuou com uma demonstração da modalidade de zumba pelo ginásio ProAventuras e uma exibição de dança jazz pelo Vitória Futebol Clube.

Um “Ensemble de Violetas e Violoncelos” do Conservatório Regional de Setúbal proporcionou um momento de maior descontração na cerimónia, a que se seguiu uma demonstração de capoeira, pelo grupo “Água de Beber”, e novamente dança, pelo grupo “Salsa Setúbal”.

Antes da apresentação dos parceiros, agraciados com pequenas lembranças do Município, e da declaração de abertura dos “12.os Jogos do Sado”, pela presidente da Autarquia, houve ainda tempo para uma exibição de uma classe de “Cama Elástica” do Vitória Futebol Clube.

“Este projeto não se concretiza apenas pelo conjunto de eventos organizados pela Autarquia para os seus munícipes, mas sim com os seus munícipes representados pelas suas associações”, destacou Maria das Dores Meira, ao reforçar que os Jogos do Sado “vão além da promoção de hábitos de vida saudáveis”.

Mais do que “proporcionar importantes e significativos momentos de lazer”, este projeto, “em especial nas suas mais recentes edições, tem associado a organização dos eventos às potencialidades dos recursos ambientais do concelho”, com iniciativas em vários espaços da cidade, com enfoque no Parque Urbano de Albarquel.

Atividades náuticas, com natação, remo, vela, canoagem e uma feira dedicada à pesca, pedestrianismo e cicloturismo integram o calendário desportivo dos “12.os Jogos do Sado”, bem como modalidades de desporto adaptado, atletismo, patinagem artística e hóquei em patins.

Nesta edição destaca-se a realização da IV Feira de Pesca de Setúbal, da Regata de Vela de Cruzeiro, da Setúbal Bay 10 Km World Cup, da III Regata de Banheiras e Insólitos, do IV Setúbal Bike Tour e do II Duatlo Jogos do Sado, assim como outras iniciativas direcionadas para a comunidade escolar

Como novidades, há um Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas e uma Descida do Rio Sado, além do regresso, em moldes mais ambiciosos, da Travessia do Sado a Nado.

“O vasto calendário de eventos continua a comprovar as múltiplas funções deste projeto”, enquadrado “nos campos da educação, cultura economia, turismo e, globalmente, na qualificação dos hábitos de vida dos munícipes”, reforçou Maria das Dores Meira, ao lançar o repto: “Vamos fazer desporto!”

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign