23 de Outubro de 2017
13º
max. 25º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
desporto 16 de Janeiro de 2012
Jogos do Sado reforçam oferta

Os 10.os Jogos do Sado, programa desportivo promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, contam, ao longo de nove meses, com perto de trinta eventos, incluindo uma prova internacional de natação de águas abertas de apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres.

“Esta competição olímpica [a FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2012, a 9 e 10 de junho] é um dos principais atrativos desta edição dos Jogos do Sado”, evento “que potencia as capacidades naturais e turísticas da região” destacou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, dia 16, na Casa da Baía, na apresentação do programa.

A edição de 2012, que arranca oficialmente no dia 21, com a Cerimónia de Abertura, às 17h00, no Pavilhão Antoine Velge, mantém a tradicional variedade de modalidades a desenvolver, num total de 14, e promove há uma década “o desporto para todos os cidadãos”, sublinhou a autarca.

Maria das Dores Meira frisou que, “apesar das limitações impostas, é possível ir mais longe”, reforçando que os 10.os Jogos do Sado, que envolvem cerca de cinco mil participantes, “proporcionam nove meses de atividade desportiva intensa”.

As novidades desta edição incluem a introdução da modalidade de boccia, com um torneio de escolas, a 18 de abril, e a realização de uma regata de banheiras, a 15 de setembro.

“O programa dos Jogos do Sado continua a crescer e este ano foi alargado ao desporto adaptado na modalidade de boccia”, frisou o chefe da Divisão de Desporto da Autarquia, José Pereira, vincando, ainda, o efeito de surpresa da regata de banheiras, com embarcações personalizadas, numa “prova recuperada para esta edição” da iniciativa municipal.

Os Jogos do Sado, organizados desde a primeira edição com o patrocínio da Águas do Sado, envolvem o movimento associativo do Concelho, contando com a parceria de 17 instituições de Setúbal que, direta ou indiretamente, promovem com regularidade atividades desportivas.

Entre janeiro e setembro, destacam-se eventos com prestígio no panorama desportivo nacional, como o XII Raid Bicasco, competição de catamarãs agendada para os dias 26 e 27 de maio, e o Troféu Kayak Mar, prova de canoagem marcada para 2 de junho.

Destaque ainda para a realização da segunda edição da Feira de Pesca de Setúbal, entre os dias 13 e 15 de abril, no Parque Urbano de Albarquel, com mostra de materiais e equipamentos para pesca lúdica e desportiva e workshops.

Uma das características que a edição de 2012 mantém é o protagonismo dado à comunidade estudantil, com vários eventos direcionados para alunos das escolas do Concelho, como o Meeting Escolar de Atletismo, a 28 de fevereiro, e o Festival de Andebol Infantil, a 24 de março. Atividades de promoção de modalidades náuticas junto do público escolar realizam-se ainda entre 8 e 11 de maio.

A apresentação do programa dos 10.os Jogos do Sado contou ainda com a presença da diretora-geral da Águas do Sado, Ana Oliveira, e do diretor do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social, Luís Liberato.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign