12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
desporto 28 de Janeiro de 2013
Jogos promovem atividade desportiva

Os “11.os Jogos do Sado”, programa dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal ao longo do ano, com três dezenas de eventos de caráter lúdico e competitivo e novas modalidades, mantêm a aposta nas atividades de participação popular.

“O aumento global no número de participantes resultou de uma aposta clara na maior dinâmica popular do projeto, concretizada em eventos e provas com maior peso lúdico e menos peso competitivo. Um programa desportivamente mais acessível que prossegue nesta edição”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no dia 28, na apresentação da iniciativa.

O programa de eventos aponta, sobretudo, “para o público-alvo que prefere formas mais informais de atividade física, potenciando a adesão livre e descomprometida e estimulando a interação social de forma mais salutar e qualificada”, destacou a autarca no encontro com os jornalistas, realizado na Casa da Cultura.

O calendário de atividades desportivas para 2013, com um vasto leque de iniciativas dinamizado entre fevereiro e outubro, englobando as vertentes de cariz popular e de competição oficial, conta com um total de 18 modalidades, incluindo a introdução das disciplinas de pentatlo moderno, hóquei em patins e triatlo.

“Integrámos no programa uma prova do Campeonato da Europa de Biatle, competição extraída do calendário de eventos internacionais da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, numa aposta efetiva nesta modalidade após a conquista de um título de campeão europeu por um jovem formado na Escola Municipal de Desporto de Setúbal”, frisou Maria das Dores Meira.

A autarca referiu que os “11.os Jogos do Sado” reúnem “um conjunto de eventos variado que vai desde as formas mais populares, como passeios pedestres ou cicloturistas, até provas de elevada qualificação técnica e desportiva, como o Raid Bicasco, o Campeonato Nacional de Catamarans, em vela ligeira, ou o Troféu Kayak-Mar, em canoagem”, vincou a autarca.

Os maiores destaques na edição de 2013, assinalou Maria das Dores Meira, “vão para eventos marcadamente inseridos na área do desporto para todos”, como atestam as oito provas de pedestrianismo e de BTT/Cicloturismo previstas, nomeadamente a terceira edição do “Setúbal Bike Tour”, atividade que “detém o número recorde participantes dos Jogos do Sado”.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal destacou também a realização de uma nova edição da “Regata de Banheiras e Insólitos” e de uma prova de natação em águas abertas, eventos que “celebram no seu máximo esplendor, a relação dos munícipes com o rio”.

O calendário desportivo, a dinamizar ao longo de oito meses, evidencia as múltiplas funções que este projeto enquadra nos campos da educação, cultura, economia e turismo e, globalmente, na qualificação dos hábitos de vida da população.

A relação com a comunidade educativa, manifestou a edil setubalense, mantém-se, igualmente, “como um elemento fundamental da filosofia do projeto, através de um conjunto de eventos destinados exclusivamente aos alunos das escolas do concelho”, a promover, sobretudo, nos primeiros meses do ano.

Em conjugação com a dinâmica de criação de hábitos de vida saudável e o objetivo de proporcionar importantes e significativos momentos de lazer associados à dimensão do fenómeno desportivo, os “Jogos do Sado” têm associado nas mais recentes edições a organização de eventos às potencialidades e recursos ambientais de Setúbal.

“Em espaços públicos, jardins, praias, na serra e, sobretudo, nas atividades relacionadas com o estuário do Sado, este programa desportivo tem revelado as enormes potencialidades naturais do concelho para a prática do desporto, cativando os setubalenses para uma relação saudável com o meio ambiental.”

Os “11.os Jogos do Sado” começam oficialmente no domingo, às 17h30, com a cerimónia de abertura. Um momento que inclui desfile, exibição de modalidades presentes no programa, hastear da bandeira dos Jogos do Sado e declaração de abertura da presente edição.

“Graças à salutar e eficaz cooperação entre todos os elementos das comunidades desportiva e educativa municipal, os Jogos do Sado transformaram-se num instrumento de afirmação do potencial desportivo do nosso concelho e que cativa, anualmente, muitos visitantes à nossa cidade”, salientou Maria das Dores Meira.

São três dezenas de eventos desportivos, 18 modalidades e mais de vinte entidades, entre clubes, associações e coletividades, presentes numa iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da empresa Águas do Sado, que na edição transata registou a participação de perto de seis mil atletas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign