23 de Maio de 2018
21º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
encontro 19 de Abril de 2018
Jornadas debatem Educação Ambiental

Setúbal recebe entre os dias 20 e 22 as XXIV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, evento dedicado, nesta edição, ao tema “Património natural e cultural – reavivar e reforçar o bem comum”.

Conferências, comunicações, painéis, stands, oficinas pedagógicas e saídas de campo preenchem o programa das jornadas, organizadas pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e o ICE – Instituto das Comunidades Educativas.

A maioria das atividades decorre no Cinema Charlot – Auditório Municipal e na Escola Secundária de Bocage, contando com a presença de convidados internacionais.

Através dos conteúdos programáticos previstos, são abordadas temáticas como a candidatura da Serra da Arrábida a 12.ª reserva da Rede Portuguesa de Reservas da Biosfera da Unesco e as políticas públicas centrais de dinamização da Educação Ambiental por via da Estratégia Nacional de Educação Ambiental para o período 2017-2020.

Durante as jornadas são igualmente debatidos possíveis contributos para o Ano Europeu do Património Cultural, assinalado em 2018, e as oportunidades de desenvolvimento da Educação Ambiental que advêm das alterações promovidas pelo Ministério da Educação no presente ano escolar com a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular nos ensinos básico e secundário.

O evento divide-se em quatro grandes eixos programáticos sobre Educação Ambiental, concretamente em equipamentos e espaços naturais, em espaços rurais e ecoaldeias, em comunidades educativas, juventude e voluntariado e, ainda, em valorização dos saberes tradicionais, manifestações culturais-artísticas e património cultural material e imaterial.

Com esta iniciativa, a organização procura atualizar o conhecimento dos intervenientes sobre os vários temas socioambientais e de políticas públicas em educação ambiental e debater assuntos sociais, ambientais, económicos e políticos relacionados com a conservação e valorização do património natural e cultural.

As XXIV Jornadas Pedagógicas da Educação Ambiental têm também os objetivos de dar a conhecer os âmbitos de participação das instituições públicas, das empresas e da sociedade civil nas políticas locais na promoção e valorização do património natural e cultural, facilitar a participação dos jovens no acesso à informação atualizada e na defesa do ambiente e da cultura e divulgar projetos e atividades de investigação, inovação e desenvolvimento em Educação Ambiental.

Ao longo do evento são igualmente divulgados projetos e atividades de investigação, inovação e desenvolvimento em Educação Ambiental e incentivada a troca de experiências, aprendizagens e boas práticas visando a cooperação em Educação Ambiental a nível nacional e internacional.

Na sessão de abertura, programada para dia 20, às 10h00, no Cinema Charlot, participam o secretário do Ambiente, Carlos Martins, a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, o presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Joaquim Ramos Pinto, a presidente do Instituto das Comunidades Educativas, Ângela Luzia, e o coordenador nacional do Ano Europeu do Património Cultural 2018, Guilherme de Oliveira Martins.

O programa completo está disponível para consulta nesta ligação.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign