24 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
património 21 de Setembro de 2012
Jornadas revelam património local

Visitas guiadas a exposições e a uma adega, bem como uma tarde intercultural sobre a indústria conserveira assinalam as Jornadas Europeias do Património 2012, iniciativa que decorre simultaneamente em meia centena de países, com o lema “O Futuro e a Memória”.

A tarde intercultural, com o título “Conservar: conservas, marcas e memórias”, realiza-se no Museu do Trabalho Michel Giacometti, dia 29, a partir das 15h00, incluindo uma exposição fotográfica que aborda as diversas fases da produção de conservas de peixe Nero na antiga fábrica de Matosinhos, no ano de 1958.

Integrado neste evento está a palestra “Indústria Conserveira de Sesimbra nos primórdios do Estado Novo (1933-1945), por Andreia de Almeida, a que se segue a apresentação do apontamento visual “Sesimbra, Memória e Identidade das Indústrias Conserveiras”, por Ana Pólvora e Eduardo Cunha.

A tarde intercultural prossegue com a apresentação de testemunhos sobre a pesca recolhidos por Pires Tavares, seguindo-se uma intervenção de Maria Proença sobre “Olhares e leituras sobre as latas de conserva”.

Uma mostra de latas de conservas de peixe e uma degustação dos produtos das fábricas matosinhense Nero e setubalense Luças, com a colaboração do Restaurante Can the Can, de Lisboa, que inclui animação e poesia de Marina Valente e uma prova de vinhos Malo Tojo, de Azeitão, encerram a tarde intercultural.

No mesmo espaço, também no dia 29, das 14h00 às 18h00, realiza-se uma visita guiada à exposição permanente do Museu do Trabalho “Da Lota à Lata”, que abrange a cadeia operatória do fabrico de conservas de peixe.

Na Casa Bocage, igualmente a 29, às 16h00, decorre a palestra “A importância da fotografia de Américo Ribeiro no Futuro da Memória”, por Alberto Pereira.

Também no dia 29, às 10h00, há uma visita à Quinta de Alcube, em Azeitão, e nesta herdade, ao Museu-Capela de S. Macário, com ponto de encontro na Capela das Necessidades. Promovida pelo Museu Sebastião da Gama, esta iniciativa aborda o trabalho arqueológico desenvolvido no âmbito da Carta Arqueológica da Arrábida, por João Serra, que, igualmente, apresenta uma nota explicativa sobre a produção de vinho e os métodos utilizados.

A programação das Jornadas Europeias do Património 2012 encerra com uma visita à exposição “Há que ter lata – Man muss sich nur trauen”, de Antje Weber, dia 30, das 14h00 às 18h00, no Museu do Trabalho, que incide na transformação de latas de conserva de peixe para obtenção de novos significados artísticos.

Todas as iniciativas são abertas ao público e de entrada gratuita, podendo ser obtidas informações adicionais através da Divisão de Museus pelo contacto telefónico 265 537 880 ou pelo email museutrabalho@mun-setúbal.pt, para a Casa Bocage, com o telefone 265 229 255 e o endereço eletrónico casabocage@mun-setubal.pt, ou ainda para o Museu Sebastião da Gama, para os contactos 212 188 399 ou museu.sebastiaodagama@mun-setubal.pt.

As Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, de sensibilização dos cidadãos para a preservação do património, são organizadas localmente pela Câmara Municipal de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign