20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
cultura 29 de Setembro de 2014
Jornadas valorizam património

Perto de duas centenas de pessoas marcaram presença no dia 27, no Museu de Trabalho Michel Giacometti, na inauguração da exposição “Meu Pátrio Sado”, iniciativa que deu início ao programa que assinala em Setúbal as Jornadas Europeias do Património.

Desenho, design, fotografia, instalação e vídeo integram a mostra coletiva “Meu Pátrio Sado”, patente até 22 de novembro naquele espaço museológico da cidade, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano com o tema “Património, sempre uma descoberta”.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, inclui uma reflexão urbanística preparada pelo atelier “Casa Aprender” em conjunto com o professor Pedro Mendes e alunos do 4.º ano de arquitetura do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, de Lisboa.

Propostas de novos equipamentos para a cidade, como é exemplo a futura Biblioteca Municipal de Setúbal, projetada para o Largo José Afonso, podem ser observadas na mostra, que apresenta igualmente um conjunto de possibilidades, entre imóveis e espaços, de reabilitação urbana.

A iniciativa, dinamizada ao longo da tarde de dia 27, contou com a leitura do soneto bocagiano “(…) Meu Pátrio Sado”, por Laura Gomes Pedro e Eduarda Vinhas, um apontamento musical, por Ivone Campos, e uma degustação, com conservas de atum cedidas pela empresa “Bom Petisco”.

No dia 28, o património foi descoberto numa visita guiada pela Arrábida, com base no circuito turístico da região dos três castelos descrito pelo poeta Sebastião da Gama, em que participaram mais de meia centena de pessoas. O roteiro geológico pelos castelos de Sesimbra e de Palmela e pelo Forte de Setúbal foi dirigido por Paulo Sá Caetano, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O programa das Jornadas Europeias do Património continua em outubro, a 25, às 15h00, com uma tarde intercultural do Museu do Trabalho Michel Giacometti que inclui as conferências “Requalificação de Setúbal Nascente”, pelo arquiteto Pedro Mendes, e “De Colégio São Francisco a Palácio Fryxel”, pela arquiteta Inês Gato.

A 22 de novembro, à mesma hora e também no Museu do Trabalho, realiza-se outra tarde intercultural, com a conferência “As Muralhas: um projeto de reflexão e uma oportunidade de dinamização urbana”, pelo arquiteto Pedro Marques, e a palestra “Azulejaria de Setúbal e Azeitão”, apresentada pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão. Decorre ainda um apontamento musical por João Fernandez.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância do conhecimento, proteção, descoberta e fruição do património.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign