18 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 1º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 03 de Outubro de 2017
José Mourinho dá nome a avenida

O treinador de futebol setubalense José Mourinho foi, na tarde de dia 3, homenageado pela Câmara Municipal de Setúbal, com a atribuição do nome a uma avenida na requalificada frente ribeirinha de uma cidade que elogiou pela nova dinâmica.

A Avenida José Mourinho, localizada entre o Parque Urbano de Albarquel e a Rua Trabalhadores do Mar, designa a antiga Rua da Saúde e integra a lista toponímia da cidade desde agosto de 2013 mas, esta tarde, foi simbolicamente inaugurada com a presença do homenageado.

“Eu digo sempre que troco homenagens por vitórias. Esta é a única que não trocava. É uma avenida fantástica, com vista para o rio Sado, e que muito me enche de orgulho de ter o meu nome”, afirmou José Mourinho na cerimónia organizada pela Câmara Municipal de Setúbal.

O técnico setubalense revelou que esta é uma homenagem que despoleta vários sentimentos. “É um privilégio e, simultaneamente, uma situação estranha porque Setúbal continua a ser a única cidade onde me sinto o Zé Mário, onde me tratam com simplicidade e um setubalense igual aos outros.”

Setúbal é a cidade natal e também um refúgio seguro para José Mourinho. “Amo Setúbal. Aqui ninguém me chateia. Estou com a família, ando a pé, vou ao Mercado do Livramento e frequento os mesmos locais de sempre. Recordo-me de quem sou e cada canto da cidade traz-me recordações. Setúbal é paz.”

O futuro imediato na vida de José Mourinho continua a ser o treino de futebol. “Aquilo que fiz e que tenho feito ao longo dos anos vou tentar continuar a fazer na minha profissão. É um extra para a minha essência, um setubalense puro, com todas as qualidades e também alguns defeitos.”

Na cerimónia, Mourinho elogiou ainda a recente reeleição de Maria das Dores Meira para um terceiro mandato na Câmara Municipal de Setúbal. “Parabéns pela goleada já esperada. A presidente é um exemplo de que nem só os nascidos em Setúbal fazem algo de bom pela cidade. Deu uma nova dinâmica à cidade, que está cada vez melhor.”

A autarca sublinhou que a atribuição do nome de José Mourinho à avenida localizada na zona ribeirinha é “a homenagem de uma cidade e de um concelho” que perpetua um nome especial naquela que é, atualmente, “uma das mais conhecidas artérias da cidade”, localizada no requalificado corredor ribeirinho.

A frente ribeirinha da cidade, que num passado não muito distante, como salientou Maria das Dores Meira, “era uma zona desqualificada e abandonada”, conta agora com uma avenida especial na qual “flui a intensa vida de uma cidade com gentes orgulhosas da sua forte identidade e dos seus filhos diletos”.

Setúbal, destacou a presidente da autarquia, é feita daqueles que trabalham na cidade, que vivem e se sentem setubalenses, dos anónimos que fazem girar as engrenagens sadinas e do talento dos que nasceram em Setúbal e que pelo mundo fora se fizeram grandes e nunca esqueceram a terra onde nasceram e os ajudou a ser grandes.

José Mourinho, filho de Setúbal, homem do mundo, personalidade global, é um desses setubalenses que nos enchem o coração de orgulho. Porque ele é mesmo especial. Tem um talento especial, tem especial amor pela sua terra”, vincou Maria das Dores Meira, sobre o homem que é também embaixador da cidade.

A autarca frisou que “este Mourinho global nunca suplantará, porém, o Mourinho de Setúbal, o homem que, com o mesmo empenho e orgulho, jogou no Comércio e Indústria e treina hoje o Manchester United, o homem que regressa sempre à sua terra com alegria, para respirar os ares da Arrábida e de contemplar o rio azul”.

José Mário dos Santos Mourinho nasce em Setúbal a 26 de janeiro de 1963, onde completa o ensino liceal. Depois de se licenciar no antigo Instituto Superior de Educação Física, ruma à Escócia para completar o curso de treinador de futebol com Andy Roxburgh.

Dá os primeiros passos na carreira profissional com os iniciados setubalenses do Comércio e Indústria, entre 1986 e 1987, e, a seguir, com os juvenis do Vitória de Setúbal, até 1990. Seguiram-se vários cargos de treinador-adjunto, no Estrela da Amadora, no Sporting, no FC Porto e, depois, no FC Barcelona.

Em 2000 estreia-se como treinador principal, ao serviço do Benfica, seguindo-se uma passagem pela União de Leiria antes de assumir o cargo principal de treinador do FC Porto, em 2002, no qual ganha o campeonato e a Taça de Portugal, acumulando, mais tarde, a Taça UEFA e a Liga dos Campeões.

Em 2004 assume o comando do Chelsea, onde conquista vários títulos, tanto domésticos como internacionais. Depois, em 2007, nova aventura à frente do Inter de Milão, voltando a ganhar vários títulos, quer no futebol italiano, quer ao nível da UEFA, nomeadamente a Liga dos Campeões.

Entre 2010 e 2013 leva o Real Madrid à conquista da Taça do Rei, da liga e da supertaça de Espanha, rumando, novamente ao Chelsea, no qual fica três épocas e arrebata mais um campeonato inglês. Atualmente está à frente do Manchester United, depois de uma primeira época em que conquista a Liga Europa.

O treinador setubalense acumula vários prémios e distinções, de que se destacam os títulos de Bola de Ouro da FIFA, de Treinador do Ano da UEFA e o de melhor Treinador do Mundo, atribuído pela IFFHS – International Federation of Football History and Statistics.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign