19 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 23 de Março de 2013
José Mourinho inaugura exposição

A forte ligação de José Mourinho a Setúbal, cidade onde nasceu, ficou bem patente no dia 23 na inauguração de uma exposição que a Câmara Municipal organizou em homenagem pelos 50 anos do treinador de futebol.

“Setúbal é especial para mim. É o único local onde me tratam como eu gosto de ser tratado. Gosto de ir na rua e de não me chatearem, de estar tranquilo, que me chamem de ‘zé’, de ser uma pessoa normal”, confidenciou, emocionado, o treinador setubalense na inauguração da exposição “José Mourinho – 50 anos”, patente na nova Galeria Municipal do Quartel do 11.

Apesar do espírito aventureiro, que tem levado Mourinho de cidade em cidade, de país em país, há um porto seguro no qual se sente verdadeiramente bem, no qual se sente plenamente em casa, onde se sente bem. “Setúbal é o único ponto de retorno fixo. Setúbal vibra com os sucessos profissionais e sente aquilo que de mau me acontece.”

A exposição fotográfica e documental apresenta várias imagens, muitas delas inéditas, de momentos importantes da vida pessoal de Mourinho, assim como da carreira de treinador, constando diversos instantes retratados através da objetiva do fotógrafo Jorge Monteiro.

O técnico agradeceu à Câmara Municipal de Setúbal, na pessoa da presidente, Maria das Dores Meira, a organização desta exposição retrospetiva. “Disse que sim a esta exposição principalmente pelos miúdos setubalenses, que, como eu, têm de ter sonhos. O meu era este, e espero que estes mesmos miúdos, como eu fui há 40 anos, lutem pelos seus sonhos e que acreditem que é possível.”

Além das imagens, que retratam o percurso profissional vitorioso pelo FC Porto, Chelsea, Inter de Milão e Real Madrid, a mostra inclui inúmeros troféus conquistados por José Mourinho, como a Bola de Ouro de 2010 de melhor treinador do mundo, assim como objetos pessoais do técnico, entre o quais o icónico sobretudo e o bloco de apontamentos.

“Sou pouco materialista quanto a estes objetos. Ao ver esta exposição recordo da mesma maneira o primeiro e o último troféu conquistados, as vitórias e as derrotas. Recordo, sim, tudo o que aconteceu para conseguir vencê-los”, explicou o “Special One”, enaltecendo a mostra. “Muito bonita e elaborada com muito bom gosto.”

Na visita à exposição, algumas surpresas, como a redação de um texto e um desenho, ainda nos tempos de escola, sobre o rio Sado, numa alusão à cidade. “Já não me recordava disto. Sabia que era um desastre a desenhar”, soltou, a sorrir, para depois ver aquele que considera ser a “taça mais importante”, um troféu, em lugar de destaque na mostra, que refere: “Pai és um campeão.”

“Espero que esta exposição seja visitada por muitas pessoas, com um sentimento profundo. A mim bastam-me as recordações. Os objetos são dos meus filhos e futuros netos”, soltou José Mourinho, espantado, no final da exposição, ao ver uma foto inédita, pouco conhecida, em ambiente familiar, captada pela sua filha.

“A minha filha e a mãe são mais talentosas a registar momentos fotográficos, enquanto eu e o meu filho somos mais voltados para o futebol”, salientou, deixando um desafio: “Espero que daqui a dez anos possamos estar a fazer uma outra exposição com novos momentos.”

A ligação de José Mourinho com Setúbal foi, igualmente, destacada pela presidente da Câmara Municipal. “No ano em que comemora 50 anos, a Autarquia entende que é de toda a justiça homenagear o treinador que nas ruas sadinas se fez homem e nos campos pelados e relvados setubalenses se fez treinador.”

Maria das Dores Meira, com humor, salientou que “não pode dar as boas-vindas a quem já está em casa”, acrescentando que esta é a cidade de Mourinho, “da qual continua a ser munícipe, na qual continua a viver e a ter prazer com tudo o que ela tem para oferecer”.

A edil teceu ainda rasgados elogios à carreira profissional do homenageado. “Com a sua competência, a sua forma especial de lidar com o processo futebolístico, no qual, muitas vezes, se reproduz a própria vida, com as alegrias e contrariedades, vitórias e derrotas, será, para sempre, especial para todos os que amam o futebol mas também para todos os que fazem de Setúbal a sua terra.”

A autarca deixou ainda um elogio especial para o homem que a cidade viu nascer há 50 anos. “Para nós é o Mourinho de Setúbal e, com toda a justiça, um dos mais prestigiados e qualificados treinadores de futebol de todo o mundo”, indicou a autarca, destacando a homenagem promovida pela Câmara Municipal. “Hoje, queremos que seja a estrela da cidade que o viu nascer, da cidade que gosta sempre de ter de volta a casa os seus filhos diletos.”

No final, Mourinho esteve com amigos e personalidades convidadas e recebeu uma fotografia antiga em que se vê o pai, o também futebolista, Mourinho Félix, numa oferta da Autarquia. Foi ainda entrevistado por uma equipa de reportagem da Real Madrid TV.

A exposição “José Mourinho – 50 anos”, de entrada livre, foi vistada no primeiro fim de semana por 2500 pessoas.

Patente até 26 de maio, pode ser vista de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00 e aos sábados e domingos das 14h00 às 19h00, na Galeria Municipal do 11, no antigo Quartel do 11, imóvel adquirido pela Autarquia e cedido para a instalação da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign