12 de Dezembro de 2017
12º
max. 13º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
educação 20 de Maio de 2016
Jovens à descoberta da biodiversidade

A relação da Reserva Natural do Estuário do Sado com a biodiversidade e a necessidade de proteção e valorização do território estiveram em evidência no dia 20 numa iniciativa da candidatura ao galardão Bandeira Azul 2016.

“Já todos ouvimos falar da Serra da Arrábida e do Sado, mas poucos conhecem a importância deste espaço”, vincou Filipa Fernandes, técnica de ambiente da Câmara Municipal de Setúbal, referindo-se à Mitrena, na Reserva Natural do Estuário do Sado, onde decorreu a ação “Biodiversidade é da Nossa Responsabilidade”, a qual serviu para apontar a importância do território estuarino.

A atividade ambiental, organizada pela autarquia em conjunto com a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), serviu ainda para reunir os envolvidos no Eco-Escolas, programa que estimula o desenvolvimento, pelos estabelecimentos de ensino, de iniciativas de educação ambiental para a sustentabilidade.

A iniciativa de dia 20, dirigida à comunidade escolar, no âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado a 22 de maio, pretendeu alertar para a necessidade de defesa e manutenção da biodiversidade e despertar consciências para o problema da poluição marinha.

Cerca de oitenta alunos estiveram presentes na ação, em que participaram a Escola Secundária D. Manuel Martins, a Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, a Escola Profissional de Setúbal e a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

“Estamos numa das zonas mais importantes em termos de biodiversidade do país”, destacou Fernando Carqueijeiro, do ICNF, para acentuar que “os estuários são tão ou mais produtivos do que as florestas tropicais”.

Além da importância do espaço, os participantes, acompanhados de alunos do novo curso de Turismo de Ar Livre da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e por técnicos da autarquia e do ICNF, tiveram a oportunidade de ver algumas espécies de aves.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign