24 de Outubro de 2017
22º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
juventude 18 de Agosto de 2016
Jovens debatem futuro no bairro

O programa do I Encontro de Jovens Nosso Bairro, Nossa Cidade, que se realiza nos dias 10 e 11, no Parque Ambiental do Alambre, na Arrábida, Setúbal, foi alvo de algumas alterações.

A iniciativa pretende mobilizar os jovens do território abrangido pelo programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade – Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António – para o debate de assuntos relevantes e apresentação de propostas de medidas inovadoras, num incentivo à participação popular.

No encontro podem participar, mediante inscrição que deve ser feita até ao dia 6 de setembro, na Divisão de Habitação da Câmara Municipal de Setúbal, jovens dos bairros abrangidos e de outros locais da cidade, além de que são convidadas a estar presentes instituições que intervêm no território de atuação do Nosso Bairro, Nossa Cidade.

Com o I Encontro de Jovens pretende-se criar um espaço inteiramente dedicado aos jovens, dando voz aos assuntos do seu interesse, numa partilha de experiências, saberes e propostas.

A necessidade de efetuar alterações ao programa do encontro levou ao adiamento da sessão de abertura que estava inicialmente marcada para o dia 10, sábado, às 15h00.

O programa de sábado atualizado tem início às 19h30, com a receção e acreditação dos participantes, a que se segue um jantar-convívio.

A partir das 21h00, realiza-se a sessão de abertura “Setúbal hoje e amanhã: serão com a Presidente”, na qual a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, conversa com os jovens sobre a visão para a cidade e para a juventude.

Nesta sessão marcam ainda presença os vereadores Carlos Rabaçal e Pedro Pina, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, e as chefes das divisões de Inclusão Social, de Habitação e de Cultura e Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, Conceição Loureiro, Raquel Levy e Ana José Carvalho.

Luís Sebastião, representante da ACM, e Carlos Custódio, da coordenação do programa, são outros intervenientes na sessão.

As reuniões dos grupos de trabalho também foram alteradas para domingo, dia 11, entre as 10h00 e as 13h00.

Nestas reuniões, os jovens e as instituições analisam e debatem os temas “Associações Juvenis e Participação”, “Imagem do Bairro e Comunicação”, “Projeto Municipal para a Juventude e Relação com a Cidade”, “Programa Nosso Bairro, Nossa Cidade” e “A vida hoje e o futuro”.

Na parte da tarde, numa sessão com início marcado para as 15h00, o porta-voz de cada grupo de trabalho apresenta as conclusões. O encerramento está previsto para as 16h30.

As reuniões dos grupos de trabalho devem proporcionar uma reflexão aprofundada sobre o bairro, sobre a cidade e os caminhos orientadores para o desenvolvimento do programa, envolvendo os jovens e as instituições num processo participado e de ampla discussão democrática.

O objetivo é debater e aprofundar o conhecimento dos anseios sentidos pelos jovens, perspetivas e soluções inovadoras para o futuro, num incentivo à participação popular generalizada, bem como reforçar os laços de coesão e proximidade entre os jovens do bairro e os do resto da cidade.

O programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, lançado em 2012 pela autarquia, dinamiza, com o envolvimento direto dos moradores, um conjunto de ações e iniciativas de melhoria do território e de aumento da qualidade de vida das populações. 

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign