23 de Outubro de 2017
13º
max. 25º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
cidadania 03 de Março de 2015
Jovens deputados debatem Educação

O insucesso escolar esteve no dia 3 em debate na Escola Secundária Sebastião da Gama numa sessão do Parlamento dos Jovens, pelo círculo de Setúbal, que contou com as participações do vereador da Câmara Municipal Pedro Pina e do deputado Eduardo Cabrita.

A sessão distrital de Setúbal do Parlamento dos Jovens, para o ensino básico, organizada pelo Ministério da Educação, conta com a participação de 48 alunos em representação de 12 escolas de todo o distrito.

A apresentação e debate de propostas de combate ao insucesso escolar dá o mote à sessão plenária, na qual é votada a melhor proposta a apresentar, posteriormente, na sessão de âmbito nacional a realizar no início de maio na Assembleia da República com a participação de escolas de todo o País.

O vereador com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, sublinhou na abertura da sessão a importância do voto, instrumento através do qual é estabelecido um contrato entre a população e os seus representantes para que estes tomem decisões em nome de todos. “Por isso, lembremo-nos de que, sem se votar, sem escolher, está-se a depositar nas mãos dos outros o nosso próprio destino.”

O autarca salientou ainda que, “mais do que votar, participar é importante”, realçando a pertinência de iniciativas como o Parlamento dos Jovens, ação com a capacidade de transmitir aos mais novos a forma como funciona “a democracia representativa tal como ela é”.

O deputado Eduardo Cabrita, que participou, ainda, num período de perguntas e respostas com os jovens dos 2.º e 3.º ciclos presentes no auditório da Escola Sebastião da Gama, recordou que “a Assembleia da República é a voz de todos os portugueses” e frisou que o envolvimento dos alunos na sessão do dia 3 constitui “os primeiros passos para uma cidadania ativa”.

O diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, José Duarte, felicitou “a participação voluntária dos jovens” e a “apresentação de ideias”, algo que deve ser levado em linha de conta por todos.

A diretora da Secundária Sebastião da Gama, Fernanda Oliveira, presente na abertura do encontro, realçou que são iniciativas como estas que “fazem cumprir um dos principais objetivos da Escola: formar cidadãos”.

A sessão do dia 3, destinada ao ensino básico, foi a segunda de duas, tendo-se realizado na véspera, no mesmo estabelecimento de ensino, uma outra de âmbito distrital, mas orientada para o secundário, em que participou o deputado Paulo Ribeiro, numa organização do Instituto Português do Desporto e Juventude.

“Ensino Público e Privado: Que desafios?” foi o tema do debate do dia 2 de março, no qual também foram votadas propostas a apresentar pelos jovens representantes das escolas secundárias do círculo eleitoral de Setúbal na sessão a realizar na Assembleia da República no final de maio.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign