24 de Setembro de 2017
11º
max. 25º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
intercâmbio 12 de Setembro de 2017
Jovens europeus visitam Setúbal

Um grupo de jovens vencedores do concurso “A Europa Que Queremos Ser”, realizado no âmbito de um projeto que engloba quatro municípios europeus, incluindo Setúbal, visitou o concelho no final de agosto.

O concurso recebeu trabalhos inspirados nos valores da União Europeia nas áreas de fotografia, vídeo, ensaio, prosa, poesia e desenho de crianças e jovens dos quatro concelhos envolvidos no projeto “Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”, Setúbal, em Portugal, Aksakovo, na Bulgária, Igualada, em Espanha, e Nughedu Santa Vittoria, Itália.

Os vencedores receberam como prémio, nomeadamente, uma viagem à escolha para ficarem a conhecer melhor um dos municípios envolvidos no projeto, razão que levou seis jovens búlgaros, espanhóis e italianos, com idades entre os 13 e os 17 anos, a optarem por Setúbal.

A comitiva que se deslocou a Setúbal participou num conjunto de atividades que incluíram visitas guiadas ao Mercado do Livramento, à Baixa da cidade, ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, à Galeria Municipal do 11 e ao Forte de São Filipe.

Os jovens ficaram também a conhecer os Paços do Concelho, onde foram recebidos pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, numa cerimónia de boas-vindas.

As atividades contemplaram, ainda, um passeio no rio Sado a bordo da embarcação municipal Maravilha do Sado, uma atividade de paddle no Parque Urbano de Albarquel e visitas ao Oceanário de Lisboa e à Piscina das Manteigadas.

O projeto comunitário intermunicipal “A Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”, resultante de candidatura a apoios comunitários, integralmente financiada pela União Europeia no âmbito do programa “Europa para os Cidadãos”, envolveu, além das quatro cidades, a empresa Bio Network Association.

Um dos objetivos foi canalizar recursos e conhecimentos do poder local em benefício do desenvolvimento europeu, além de incentivar a proximidade e participação cidadã ao nível da União Europeia.

O projeto, que promoveu o concurso “A Europa Que Queremos Ser”, desenvolveu diversas iniciativas, nomeadamente encontros temáticos nos quatro municípios envolvidos, um dos quais decorreu em Setúbal em abril de 2016.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign