20 de Setembro de 2017
24º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
direitos 19 de Maio de 2017
Jovens marcham pela felicidade

Mais de duas centenas de estudantes pintaram a Baixa com as cores da felicidade, numa marcha que decorreu no dia 19, entre a Avenida Luísa Todi e a Praça de Bocage, de celebração dos direitos universais.

Os estudantes que integram o projeto Jovens Impulsionadores, oriundos de cinco escolas do concelho de Setúbal, participaram na Marcha da Felicidade para apelar à liberdade de expressão e aos direitos universais ao repouso e ao lazer, ao trabalho e à igualdade e também contra o flagelo da violência doméstica

Com cartazes de apelo à importância dos direitos humanos, o grupo de mais de duas centenas de estudantes, desceu a Avenida Luísa Todi até à Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, seguindo depois pelas ruas da Baixa até à Praça de Bocage.

“Marcha!”, gritava uma das jovens líderes da iniciativa, enquanto caminhava. “Marchamos pela felicidade!”, respondiam os alunos ao percorrer as ruas, ostentando na frente do pelotão uma faixa de tecido pintada com as cores do arco-íris.

Sempre a elevar os cartazes que seguravam nas mãos, onde se liam frases como “a alegria não está nas coisas, está em nós”, “a alegria é poder cantar lançando notas ao luar” e “a felicidade é uma combinação de sorte com escolhas bem-feitas”, o grupo ia ecoando os apelos com que pretendia chamar a atenção da população.

“Deixa passar! Eu sou feliz e o mundo vou mudar”, repetiam em uníssono.

Na chegada ao final do percurso, o grupo era visivelmente maior do que quando começou a caminhada, uma vez que muitos populares associaram-se à caminhada quando viram os estudantes a percorrer as ruas.

Já na Praça de Bocage, os alunos, que vieram das escolas secundárias de Bocage, Lima de Freitas, D. Manuel Martins, D. João II e Sebastião da Gama, receberam os parabéns do vereador Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setúbal.

“Num dia em que a cidade começa a iniciativa Setúbal Mais Bonita, obrigado por este enquadramento, pois hoje também vocês pintaram a cidade. Vocês estão em sintonia com a preocupação da afirmação do valor da felicidade”, salientou o autarca.

A fechar, os alunos da disciplina de Movimento do Curso Profissional de Artes do Espetáculo do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago apresentaram a performance “Chuva de Cores”, seguida de uma atuação de beat box por um jovem da Escola Profissional de Setúbal.

A Marcha da Felicidade, promovida pela Associação de Estudantes da Escola Lima de Freitas, no âmbito do projeto Jovens Impulsionadores, coordenado pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, contou com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, da Rede Europeia Anti-Pobreza – Portugal e da APPACDM de Setúbal, além de vários grupos informais de jovens.

Jovens Impulsionadores é um projeto coordenado pela SEIES, em parceria com várias escolas secundárias de Setúbal, Palmela e Sesimbra, com o objetivo de criar condições para a implementação de estratégias locais para o trabalho com jovens e, assim, aumentar a participação cívica da juventude.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign