25 de Junho de 2017
18º
max. 28º
min. 16º
notícias
iniciativas em destaque
pedagogia 11 de Abril de 2017
Jovens partilham emoções

As emoções estiveram à solta na Escola Básica da Bela Vista, no dia 7, com mais de uma centena de crianças e jovens a partilharam sentimentos e histórias, através da participação em diversas atividades pedagógicas.

A ação “Bora falar das emoções!”, dinamizada ao longo de todo o dia, foi impulsionada no âmbito do projeto “Saúde no Bairro”, uma das iniciativas do Nosso Bairro, Nossa Cidade, programa municipal que envolve os moradores em ações de melhoria da qualidade de vida do território da Bela Vista.

O pátio da EB da Bela Vista foi o palco privilegiado para a dinamização, no período da tarde, de um conjunto variado de atividades, como dança, música, jogos de mesa e pintura de desenhos e “emojis”, ideogramas muito populares nas redes sociais, que, com imagens, transmitem a ideia de palavras.

O desafio de partilhar emoções, através das mais variadas formas de manifestação pedagógica, contou com a participação de 120 crianças e jovens daquele estabelecimento de ensino, ação em que marcou presença o vereador Carlos Rabaçal, da Câmara Municipal de Setúbal.

Paralelamente às atividades lúdicas e pedagógicas, foi dinamizada uma sessão direcionada ao grupo de monitores que acompanha, regularmente, crianças e jovens nas ações de atividades ocupacionais “Férias no Bairro”, outra das iniciativas dinamizadas no âmbito do Nosso Bairro, Nossa Cidade.

Neste caso, a iniciativa, que teve como base de trabalho as emoções tristeza, alegria, medo e raiva, procurou capacitar os monitores com ferramentas que permitam, por um lado, conhecer-se melhor, e, por outro, detetar sinais de emoções, sobretudo de tristeza e medo, noutras pessoas, em particular nas crianças e nos jovens que acompanham.

A forma como as emoções podem influenciar comportamentos no quotidiano, assim como as principais diferenças entre atitudes de simples tristeza e sinais de depressão foram igualmente abordadas na sessão conduzida pela técnica municipal Carla Roberto, do Gabinete de Saúde da autarquia.

Com o objetivo de pôr os participantes a sentir, pensar e agir, o “Bora falar das emoções!” levou ainda, na parte da manhã, crianças e jovens do “Férias do Bairro” ao Cinema Charlot – Auditório Municipal para assistirem a uma sessão especial de exibição do filme de animação “Divertidamente”, que aborda as emoções.

O “Bora falar das emoções!”, realizado a 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, efeméride subordinada este ano à temática “Depressão”, foi desenvolvido no âmbito do “Saúde no Bairro”, projeto que fomenta o atendimento de proximidade e a formação na área da saúde na comunidade da Bela Vista.

Esta ação com crianças e jovens resultou de uma parceria da Câmara Municipal com o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e Junta de Freguesia de São Sebastião.

O programa Nosso Bairro Nossa Cidade, a decorrer desde 2012 no território abrangido por Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António e Manteigadas, envolve diretamente os moradores em ações e iniciativas de melhoria do território e de aumento da qualidade de vida das populações.

Este programa municipal é dinamizado graças ao papel ativo dos moradores, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, que assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelos próprios, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign