18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 06 de Julho de 2017
Jovens trocam praia pelos livros

Ao longo de cinco de semanas, até 27 de julho, jovens trocam manhãs na praia pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal para participar no Clube de Leitura de Verão, grupo de atividades de tempos livres de sensibilização para a literatura.

A manhã de dia 6 conta com a participação de 17 crianças e adolescentes, grupo que, desde 26 de junho, leu e analisou um trecho do livro “Sou bom, mas não me gabo”, de Manuela Ribeiro, para agora estar a preparar uma pequena dramatização sobre o texto.

O grupo dessa manhã conta com jovens dos 12 aos 17 anos e, sob a orientação das técnicas municipais Ana Marques e Mónica Sousa, coordenadoras do projeto, fizeram, pela primeira vez, um ensaio da pequena encenação que vão apresentar, à própria escritora Manuela Ribeiro, no dia 27, a partir da interpretação que tiveram do trecho do livro analisado.

A sessão tem a duração de duas horas, com a primeira metade a ser dedicada à leitura e interpretação do texto que, entretanto, prepararam para a encenação.

Na segunda metade, o auditório da Biblioteca Municipal já assistiu aos primeiros momentos de representação, com todos os elementos do grupo a terem uma parte ativa.

Apesar das orientações de Ana Marques e Mónica Sousa, Manuel, 17 anos, desejoso por entrar no mundo do cinema, não se contém e também dispara indicações quando vê algo que não lhe parece bem. “Tens de falar mais alto. Projeta a voz. E vocês, se estão a fazer de um grupo de deputados a falar sobre um tema, têm de se juntar mais, em vez de ficarem virados de frente para o público.”

A participação no Clube de Leitura de Verão da Biblioteca de Setúbal é gratuita e requer inscrição prévia.

Com dois grupos de atividades, divididos em escalões etários, em que o primeiro está destinado a crianças dos 8 aos 11 anos, os participantes envolvem-se em projetos de interpretação de textos, mas também realizam passeios.

Nesta edição, os destinos dos passeios incluem, em Setúbal, o Forte de São Filipe, o Museu do Trabalho Michel Giacometti e a fábrica da Coca-Cola, em Mafra, o Palácio Nacional, no Pinhal Novo, o Museu da Música Mecânica, e, em Lisboa, as instalações da GNR na Calçada da Ajuda.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign