15 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
fórum 20 de Março de 2014
Juventude debate estereótipos

“Quebrar Estereótipos, o Direito à Escolha” deu o mote à 20.ª Sessão Plenária do Fórum da Juventude de Setúbal, encontro promovido no âmbito do programa municipal m@rço.28, realizado no dia 20, à tarde, na Casa da Cultura.

A presença de diferentes entidades e associações nesta iniciativa foi enaltecida pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, ao destacar a importância do encontro. “Dá sentido ao trabalho dinamizado pela Autarquia na aproximação dos jovens à cidade.”

O autarca salientou que “a voz da juventude tem um espaço privilegiado no quotidiano do Município, com desafios e atividades constantes” e, por isso, a sessão plenária constitui “um importante espaço de reflexão e debate para as novas gerações, sobretudo em tempos de incerteza”.

Pedro Pina vincou que a participação dos jovens na construção de uma sociedade mais igualitária é uma das áreas estratégicas de intervenção da Câmara Municipal de Setúbal, dando como exemplo o m@rço.28, um programa que “dá uma voz positiva à participação dos jovens”.

Conceição Loureiro, chefe da Divisão de Inclusão Social da Autarquia e membro da Comissão Municipal para a Igualdade de Género, explanou sobre o trabalho desenvolvido ao longo de dois anos na Câmara Municipal de Setúbal no diagnóstico e correção de assimetrias laborais.

“Na Autarquia, não foram encontradas situações muito graves relativamente a esta matéria”, adiantou Conceição Loureiro. “Igualdade não é eliminar diferenças mas sim criar oportunidades para partilhar semelhanças.”

Seguiu-se uma intervenção de Gustavo Briz, presidente da rede ex aequo – Associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, que, numa interação com o público presente na Sala José Afonso, procurou desmistificar conceitos associados a esta temática.

A orientação sexual, a identidade de género e a intersexualidade foram tópicos lançados para debate na plateia, composta por alunos, membros de associações de estudantes e representantes de várias entidades e associações do concelho.

A 20.ª Sessão Plenária do Fórum da Juventude de Setúbal continuou com uma intervenção de Lucília Santos, da SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, organização que dinamiza, com o apoio da Autarquia, o programa Março Mulher 2014, no qual esta iniciativa está integrada.

“Quebrar Estereótipos, o Direito à Escolha é uma temática que se enquadra na juventude e que deve ser debatida por ela, pelo que faz todo o sentido que a mesma esteja presente neste encontro”, realçou Lucília Santos, adiantado que a discussão sobre igualdade de género tem sido trabalhada desde a génese da SEIES, em 1980.

O encontro proporcionou ainda a realização de um jogo de interação entre os participantes da iniciativa, a que se seguiu um período de debate.

O Fórum da Juventude, organismo criado pela Autarquia, é um espaço de debate e troca de experiências, realizado anualmente no âmbito do programa que assinala, em Setúbal, o Mês da Juventude, e no qual participam diversas associações e entidades do concelho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign