24 de Outubro de 2017
16º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
juventude 20 de Abril de 2016
Juventude reflete sobre Europa

A importância da juventude na criação de uma Europa mais solidária e que atenda aos interesses dos cidadãos foi destacada pela Câmara Municipal de Setúbal, na manhã de dia 20, na abertura de um encontro internacional a decorrer na cidade.

A conferência “A Europa sob o Olhar dos Jovens” junta no Meeting Setúbal 2016 jovens da Bulgária, de Itália, de Espanha e de Portugal para debater, refletir e analisar, ao longo do dia, no Fórum Municipal Luísa Todi, assuntos relacionados com o papel da juventude na construção do futuro europeu.

“São os jovens e o seu olhar sobre a Europa que podem transformar este continente, que podem ajudar, com a frescura das ideias, com a força da incomparável vontade que se tem quando se é jovem, este espaço comum a sair da encruzilhada que se encontra”, sublinhou a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.

A Europa, salientou, constitui “um espaço comum desorientado pelas sucessivas e cada vez mais graves crises económicas do capitalismo, que ameaçam tornar-se em definitivas crises de identidade”, e, por isso, é hoje “olhada com maior desconfiança e desalento”.

Maria das Dores Meira afirmou que a Europa vive “tempos incertos”, com “receitas da austeridade em nome de uma estabilidade financeira que apenas os trabalhadores pagam, crise à qual os grandes bancos continuam, impunemente, a fugir enquanto ajudam a criar offshores para esconder lucros e fugir aos impostos”.

Apesar de considerar que a “União Europeia não serve os interesses dos povos que a constituem”, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal partilhou com os mais de cem jovens presentes no encontro que o município tem aproveitado as oportunidades que são oferecidas.

“Fazemo-lo não por razões cínicas ou oportunistas, mas sim porque acreditamos convictamente que é necessário reforçar o espírito de união e solidariedade entre os povos, cumprindo o desígnio de termos um continente que continue a viver em paz e harmonia.”

A conferência, dinamizada no âmbito do projeto europeu “Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”, impulsionado pelas autarquias búlgara de Aksakovo, italiana de Nughedo-Santa Vittoria, espanhola de Igualada e portuguesa de Setúbal, é integrada no Meeting Setúbal 2016, com diversas atividades a decorrer até dia 23.

Na abertura do encontro, Maria das Dores Meira partilhou os desígnios do Plano Estratégico de Intervenção para a Juventude da autarquia, que estabelece ações prioritárias e multidisciplinares para a população juvenil, num cruzamento das áreas da educação, cultura, habitação, desporto e inclusão social.

O reforço do diálogo com os jovens e entre eles, a democratização do acesso à informação e aos meios de comunicação e a sensibilização para questões para as quais devem estar conscientes e ser capazes de intervir, como saúde, sexualidade e ambiente, são algumas das linhas orientadores da estratégia municipal.

“A política de juventude desenvolvida em Setúbal será sempre definida e construída com a participação efetiva dos jovens, procurando a sua adequação à realidade atual e simultaneamente a responsabilização, a consciencialização e o exercício da cidadania pelos jovens”, adiantou a autarca.

A dinamização em Setúbal da conferência “A Europa sob o Olhar dos Jovens”, enquadrada neste espírito e visão de intervenção municipal na área da juventude, mais do que os “ricos e emocionantes debates”, proporciona “dias de festa e de confraternização” entre diferentes culturas, acentuou Maria das Dores Meira. 

Antes dos trabalhos da conferência, foi exibido o filme “A participação dos jovens na gestão local e nas iniciativas europeias”, com testemunhos de jovens das cidades parceiras do projeto “Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”, que partilharam aspirações, desejos e inquietações quanto ao futuro europeu.

“Perspetivas para o futuro da União Europeia” foram apresentadas pelo presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, a que se seguiu a comunicação “O papel das autoridades locais para a aproximação à União Europeia”, sobre o trabalho feito na área da juventude pelos quatro municípios envolvidos.

De tarde, com início às 15h00, há um debate sobre percursos e expectativas dos jovens no futuro da União Europeia. O espaço, com moderação de Filomena Cautela, conta com as participações de José Nogueira, sociólogo, Ana Mesquita, deputada na Assembleia da República, Filipe Pinto, músico, e Tiago Venâncio, atleta olímpico.

A conferência internacional “A Europa sob o Olhar dos Jovens” encerra às 16h30 com intervenções do vereador com o pelouro da Juventude na autarquia, Pedro Pina, e do secretário de Estado da Educação, João Costa, a que se segue um apontamento musical por Filipe Pinto.

Além da conferência, o Meeting Setúbal 2016, ponto de encontro, partilha e convívio entre jovens europeus, inclui atividades para as comitivas nos dias 21 e 22, como um peddy-paper pelo centro histórico da cidade e a apresentação do projeto de cidadania “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, em curso desde 2012 na Bela Vista.

O programa para os jovens de Aksakovo, Nughedo-Santa Vittoria, Igualada e Setúbal participantes na iniciativa conta ainda com iniciativas na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e na Casa da Baía, a par de visitas a associações da cidade e um passeio turístico no Sado.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign