24 de Outubro de 2017
15º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 22 de Dezembro de 2014
Lápide recorda Bocage militar

Uma lápide alusiva à passagem do poeta Bocage pelo antigo Quartel do 11, em Setúbal, no cumprimento do serviço militar, foi colocada no exterior do edifício em cerimónia realizada no dia 21.

Na iniciativa, organizada pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA) no dia em que passaram 209 anos sobre a morte de Bocage, foi sublinhada a importância de lembrar um dos maiores poetas portugueses.

A recolocação da lápide é, para o presidente da LASA, Machado Luciano, uma “excelente forma de iniciar 2015, ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de Bocage”, e serve para “evocar a memória de um poeta da cidade”.

A iniciativa teve como objetivo colocar uma réplica de uma lápide instalada em 1980 pelo capitão José Rebelo, investigador de história local, no quartel, pertencente ao Regimento de Infantaria de Setúbal, onde Bocage assentou praça voluntariamente em 1781 quando tinha 16 anos.

A placa original desapareceu durante as obras de adaptação do edifício a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, projeto para o qual a Câmara Municipal contribuiu ao ceder o imóvel após exercer o direito de preferência de aquisição, num investimento da ordem dos 2,5 milhões de euros.

Na cerimónia de colocação da nova lápide estiveram presentes, além de Machado Luciano, outros elementos da LASA, como o general Lemos Ferreira e Quaresma Rosa, o vice-presidente da Câmara Municipal, André Martins, e representantes do Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes e do Centro de Estudos Bocageanos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign