19 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
requalificação 27 de Março de 2015
Largo com imagem contemporânea

A imagem urbana, a atratividade e as condições de usufruto do Largo da Misericórdia saem reforçadas após a execução de um conjunto de beneficiações com novos traços de contemporaneidade no espaço público do centro histórico de Setúbal.

A operação urbanística impulsionada pela Câmara Municipal de Setúbal dota aquele espaço de uso coletivo, que acolhe, regularmente, iniciativas culturais e comerciais, de novas valências de fruição e socialização para comerciantes e, sobretudo, utilizadores da Baixa comercial.

A instalação de cinco bancos modelares, um dos quais, ao centro, dotado de iluminação, que no seu conjunto formam uma peça escultórica contemporânea, é uma das alterações de maior impacte visual executadas no largo, com intervenções centradas numa área com cerca de 128 metros quadrados.

As obras, uma empreitada realizada ao longo de um mês, materializam um investimento camarário da ordem dos 110 mil euros, que englobou a pavimentação da área intervencionada no Largo da Misericórdia em lajeado de granito, com acabamento antiderrapante.

O conjunto de árvores do local também foi intervencionado no âmbito da operação, com a manutenção de três dos quatro espécimes. Estes receberam novas caleiras em aço galvanizado, versáteis e com apontamentos artísticos que criam uma simbiose harmoniosa com as árvores.

No local onde estava plantada a outra árvore, removida pelos serviços municipais por motivos de salubridade pública, a Autarquia instalou uma fonte ornamental. O equipamento, dotado de seis bicos pulverizadores, é outra das novidades no novo desenho urbanístico do largo.

No âmbito desta operação, dinamizada com o objetivo de revitalizar aquela área histórica da cidade e, ao mesmo tempo, de apoiar e dinamizar o comércio local, está ainda prevista a instalação, num dos bancos, de uma escultura em bronze, que retrata as formas femininas, da autoria de João Duarte.

Paralelamente a esta intervenção, a Câmara Municipal procedeu à instalação de perto de três dezenas de floreiras ornamentais que agora alindam varandas. O verde dos novos elementos decorativos salta à vista na maior parte dos edifícios do Largo da Misericórdia.

A operação de embelezamento da Baixa não está circunscrita ao Largo da Misericórdia, com vários apontamentos visuais nas ruas do centro histórico, de que são exemplo as floreiras em aço corten com o símbolo do Município colocadas recentemente pelos serviços camarários.

Os comerciantes também estão empenhados em criar novas dinâmicas na Baixa e impulsionaram vários projetos, como as sombrinhas coloridas que enfeitam o topo das ruas e, mais recentemente, elementos decorativos com flores e apontamentos de artes plásticas nas fachadas de imóveis.

A Baixa comercial, no qual se insere o Largo da Misericórdia, reúne um conjunto de características de grande interesse patrimonial, cultural e paisagístico, sendo visitada ao longo de todo o ano por setubalenses e turistas. É também palco de variadas manifestações culturais e comerciais.

No dia 28, a Baixa comercial recebe a segunda edição da Feira Outlet, durante a qual cerca de 150 lojistas aderentes à iniciativa disponibilizam artigos e serviços a preços bonificados, como vestuário, acessórios de moda, cosmética e artigos de decoração a preços muito convidativos.

Esta segunda edição do projeto, impulsionado por comerciantes, com o apoio da Câmara Municipal e da União das Freguesias de Setúbal, decorre entre as 10h00 e as 22h00, e inclui, além da venda de artigos, momentos de animação de rua, com apontamentos musicais e cénicos. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign