16 de Dezembro de 2017
10º
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
requalificação 25 de Fevereiro de 2015
Largo ganha novas dinâmicas

O Largo da Misericórdia, no centro histórico de Setúbal, está ser requalificado com novas condições de atratividade e usufruto, intervenção liderada pela Autarquia, já em curso, que inclui a introdução de equipamentos contemporâneos no espaço público.

A operação urbanística, com conclusão prevista para a última quinzena de março, permite dotar aquele espaço de uso coletivo, que acolhe, regularmente, iniciativas culturais e comerciais, de novas valências de fruição e socialização para comerciantes e, sobretudo, visitantes da Baixa.

A operação urbanística em curso no Largo da Misericórdia, uma empreitada que materializa um investimento municipal da ordem dos 110 mil euros, é impulsionada com o objetivo de revitalizar aquela área histórica da cidade e, ao mesmo tempo, apoiar e dinamizar o comércio local.

A instalação de cinco bancos modelares, um dos quais dotado de iluminação, que no seu conjunto formam uma peça escultórica contemporânea, é uma das alterações de maior impacte visual no largo, que recebe, igualmente, uma escultura em bronze, que retrata as formas femininas, da autoria de João Duarte.

As obras, iniciadas no dia 23 e que incidem numa área com um total de 128 metros quadrados, incluem a repavimentação do Largo da Misericórdia em lajeado de granito, com acabamento antiderrapante. O remate de ligação com a calçada portuguesa existente é feito com recurso a aço corten.

O conjunto de árvores do local também é intervencionado, com a manutenção de três dos quatro espécimes arbóreos, que recebem novas caleiras em aço galvanizado, versáteis e com apontamentos artísticos que criam uma harmoniosa simbiose com as árvores.

No local onde estava plantada a outra árvore, removida pelos serviços municipais por motivos de salubridade pública, a Câmara Municipal de Setúbal vai instalar uma fonte ornamental. O equipamento, dotado de seis plataformas com bicos pulverizadores, é outra das novidades no novo desenho urbanístico do largo.

A Baixa comercial, no qual se insere o Largo da Misericórdia, reúne um conjunto de características de grande interesse patrimonial, cultural e paisagístico, sendo visitada ao longo de todo o ano por setubalenses e turistas, é também palco de variadas manifestações culturais e de embelezamento, como são exemplo recente as sombrinhas coloridas que enfeitam as ruas. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign