24 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 10 de Maio de 2016
Lauro António comenta Taxi Driver

O filme “Taxi Driver” é exibido no dia 18, à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi, numa sessão especial comentada pelo cineasta e crítico Lauro António, de homenagem aos quarenta anos da película de Martin Scorsese.

A obra, estreada nos Estados Unidos da América a 8 de fevereiro de 1976, efeméride que tem servido para algumas celebrações um pouco por todo o mundo, é exibida em Setúbal às 21h00, numa noite de cinema com entrada gratuita.

“Taxi Driver”, considerado um dos mais significativos filmes da década de 70 pela crítica especializada, tornou-se num ícone sobre o estado de uma sociedade acabada de sair da guerra do Vietname e a sofrer o trauma de uma derrota militar e psicológica.

A história está centrada em Travis Bickle, personagem interpretada Robert De Niro, taxista em Nova Iorque, regressado há pouco do Vietname onde era fuzileiro, que vive obcecado pelo pesadelo donde saiu.

Sofre de insónias, consome pornografia, revolta-se constantemente, quer uma “América limpa”, frequenta a sede de campanha de um político candidato, onde trabalha Betsy, interpretada por Cybill Shepherd, e tenta livrar das ruas uma prostituta adolescente, Iris, representada por Jodie Foster, com apenas 13 anos na altura.

A sessão decorre no âmbito das masterclasses de entrada gratuita proporcionadas regularmente pela Câmara Municipal de Setúbal no Fórum Luísa Todi, em que, antes da exibição de um filme, Lauro António faz uma contextualização da obra e da época retratada.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign