20 de Julho de 2018
19º
max. 26º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 01 de Outubro de 2013
Lauro António sugere filmes

Um ciclo de masterclasses sobre a história do cinema, em que o público tem a oportunidade de assistir a filmes escolhidos e comentados por Lauro António, é dinamizado a partir de outubro no Fórum Municipal Luísa Todi.

O ciclo Lauro António Masterclass, com sessões às segundas-feiras, às 21h00, começa com uma seleção dedicada à época de ouro do cinema americano, compreendida entre 1930 e 1960, com os filmes escolhidos pelo crítico cinematográfico a serem acompanhados de apontamentos sobre a obra em exibição.

O primeiro filme apresentado, no dia 7, foi “Marrocos” (Morocco), longa-metragem de 1930 de Josef Von Sternberg, que conta a história do romance entre uma cantora de cabaret (Marlene Dietrich) e um legionário (Gary Cooper) que se complica devido às leviandades do militar e o aparecimento de um homem abastado que se apaixona pela artista.

O ciclo prosseguiu no dia 14 com uma sessão dupla, numa noite dedicada aos clássicos do terror, com “Drácula”, de Tod Browning, uma longa-metragem de 1931 que imortalizou Bela Lugosi no papel do temido vampiro, sobre a história de Conde Drácula e da perseguição que enceta à jovem e bela Mina quando chega a Inglaterra.

O serão culminou com “Frankenstein”, de James Whale, outro filme intemporal na história da cinematografia de horror. Rodado igualmente em 1931, o conto de Mary Shelley ganha vida através de Boris Karloff, ator que encarnou o monstro criado pelo Dr. Henry Frankenstein (Colin Clive), depois de o cientista lhe ter dado vida ao construir o corpo através da junção de membros e órgãos humanos.

O ciclo de masterclasses de Lauro António continua no dia 21 com a exibição de um dos primeiros grandes filmes do género fantástico, “King Kong”. Os efeitos especiais da obra de Merian Cooper e Ernest Schoedsack marcaram o público que teve oportunidade de assistir em 1933 à estreia daquele que é hoje um clássico do cinema.

Em outubro, o cartaz cinematográfico do Fórum Municipal Luísa Todi inclui ainda, a 28, a exibição do musical “Chapéu Alto”, de 1935, com Fred Astaire, Ginger Rogers e Edward Everett Horton, filme que dá corpo – e movimento – às músicas eternas de Irving Berlin.

As sessões do Lauro António Masterclass, com entrada gratuita, prosseguem durante vários meses, na sala principal do Fórum Municipal Luísa Todi.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign