19 de Outubro de 2017
20º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 01 de Outubro de 2013
Lauro António sugere filmes

Um ciclo de masterclasses sobre a história do cinema, em que o público tem a oportunidade de assistir a filmes escolhidos e comentados por Lauro António, é dinamizado a partir de outubro no Fórum Municipal Luísa Todi.

O ciclo Lauro António Masterclass, com sessões às segundas-feiras, às 21h00, começa com uma seleção dedicada à época de ouro do cinema americano, compreendida entre 1930 e 1960, com os filmes escolhidos pelo crítico cinematográfico a serem acompanhados de apontamentos sobre a obra em exibição.

O primeiro filme apresentado, no dia 7, foi “Marrocos” (Morocco), longa-metragem de 1930 de Josef Von Sternberg, que conta a história do romance entre uma cantora de cabaret (Marlene Dietrich) e um legionário (Gary Cooper) que se complica devido às leviandades do militar e o aparecimento de um homem abastado que se apaixona pela artista.

O ciclo prosseguiu no dia 14 com uma sessão dupla, numa noite dedicada aos clássicos do terror, com “Drácula”, de Tod Browning, uma longa-metragem de 1931 que imortalizou Bela Lugosi no papel do temido vampiro, sobre a história de Conde Drácula e da perseguição que enceta à jovem e bela Mina quando chega a Inglaterra.

O serão culminou com “Frankenstein”, de James Whale, outro filme intemporal na história da cinematografia de horror. Rodado igualmente em 1931, o conto de Mary Shelley ganha vida através de Boris Karloff, ator que encarnou o monstro criado pelo Dr. Henry Frankenstein (Colin Clive), depois de o cientista lhe ter dado vida ao construir o corpo através da junção de membros e órgãos humanos.

O ciclo de masterclasses de Lauro António continua no dia 21 com a exibição de um dos primeiros grandes filmes do género fantástico, “King Kong”. Os efeitos especiais da obra de Merian Cooper e Ernest Schoedsack marcaram o público que teve oportunidade de assistir em 1933 à estreia daquele que é hoje um clássico do cinema.

Em outubro, o cartaz cinematográfico do Fórum Municipal Luísa Todi inclui ainda, a 28, a exibição do musical “Chapéu Alto”, de 1935, com Fred Astaire, Ginger Rogers e Edward Everett Horton, filme que dá corpo – e movimento – às músicas eternas de Irving Berlin.

As sessões do Lauro António Masterclass, com entrada gratuita, prosseguem durante vários meses, na sala principal do Fórum Municipal Luísa Todi.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign