17 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
património 29 de Julho de 2013
Lavadouro reabre em Aldeia de Oleiros

O antigo lavadouro público de Aldeia de Oleiros foi reaberto no dia 26 de julho, ao final da tarde, após a execução de um conjunto de obras de reabilitação geral naquele elemento patrimonial de Azeitão.

A intervenção, realizada em cerca de três meses, consistiu na recuperação integral do lavadouro existente naquela tradicional aldeia de Azeitão, no concelho de setúbal, com ações de centradas na limpeza e consolidação do tanque e na construção de uma nova cobertura, em madeira e telha, mantendo os traços originais.

“Recuperámos um pedaço importante da história e do património de Azeitão”, sublinhou a presidente da Junta de Freguesia de S. Lourenço, Celestina Neves, adiantando que as obras, com um custo superior a 40 mil euros, foram financiadas na totalidade por um mecenas.

As obras naquele equipamento público incluíram ainda a pintura de todo o edifício do lavadouro de Oleiros e o embelezamento do espaço com um painel de azulejos, doado pela empresa Azulejos de Azeitão, e por um conjunto de plantas ornamentais.

“Ainda há pessoas que gostam de lavar a roupa à maneira antiga”, salientou Celestina Neves, esclarecendo que o lavadouro de Oleiros, que funciona com água proveniente de uma mina subterrânea, está aberto para utilização pública todas as quartas-feiras, das 09h00 às 17h00.  

As intervenções no equipamento público permitem, igualmente, a dinamização de um conjunto de atividades direcionadas para os munícipes e visitantes, com a realização de ações turísticas e de visitas escolares e dinamização de atividades lúdicas e pedagógicas. As marcações são feitas na Junta de Freguesia de S. Lourenço.

A cerimónia de inauguração do reabilitado lavadouro, com início às 19h30, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e de muitos moradores de Aldeia de Oleiros e de residentes de outras localidades de Azeitão.

O momento de reabertura foi animado por uma encenação protagonizada pelo Manel da Horta e as suas Marias, numa recriação do antigo espírito de aldeia, e uma atuação musical com um “cavalinho” da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

As obras no lavadouro concluem a reabilitação de um conjunto patrimonial existente naquela aldeia de Azeitão, trabalhos iniciados em 2012 com a recuperação da Fonte de Oleiros, ornamentada com um importante património azulejar datado do século XVII.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign