17 de Fevereiro de 2018
11º
max. 15º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
património 29 de Julho de 2013
Lavadouro reabre em Aldeia de Oleiros

O antigo lavadouro público de Aldeia de Oleiros foi reaberto no dia 26 de julho, ao final da tarde, após a execução de um conjunto de obras de reabilitação geral naquele elemento patrimonial de Azeitão.

A intervenção, realizada em cerca de três meses, consistiu na recuperação integral do lavadouro existente naquela tradicional aldeia de Azeitão, no concelho de setúbal, com ações de centradas na limpeza e consolidação do tanque e na construção de uma nova cobertura, em madeira e telha, mantendo os traços originais.

“Recuperámos um pedaço importante da história e do património de Azeitão”, sublinhou a presidente da Junta de Freguesia de S. Lourenço, Celestina Neves, adiantando que as obras, com um custo superior a 40 mil euros, foram financiadas na totalidade por um mecenas.

As obras naquele equipamento público incluíram ainda a pintura de todo o edifício do lavadouro de Oleiros e o embelezamento do espaço com um painel de azulejos, doado pela empresa Azulejos de Azeitão, e por um conjunto de plantas ornamentais.

“Ainda há pessoas que gostam de lavar a roupa à maneira antiga”, salientou Celestina Neves, esclarecendo que o lavadouro de Oleiros, que funciona com água proveniente de uma mina subterrânea, está aberto para utilização pública todas as quartas-feiras, das 09h00 às 17h00.  

As intervenções no equipamento público permitem, igualmente, a dinamização de um conjunto de atividades direcionadas para os munícipes e visitantes, com a realização de ações turísticas e de visitas escolares e dinamização de atividades lúdicas e pedagógicas. As marcações são feitas na Junta de Freguesia de S. Lourenço.

A cerimónia de inauguração do reabilitado lavadouro, com início às 19h30, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e de muitos moradores de Aldeia de Oleiros e de residentes de outras localidades de Azeitão.

O momento de reabertura foi animado por uma encenação protagonizada pelo Manel da Horta e as suas Marias, numa recriação do antigo espírito de aldeia, e uma atuação musical com um “cavalinho” da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

As obras no lavadouro concluem a reabilitação de um conjunto patrimonial existente naquela aldeia de Azeitão, trabalhos iniciados em 2012 com a recuperação da Fonte de Oleiros, ornamentada com um importante património azulejar datado do século XVII.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign