22 de Outubro de 2017
11º
max. 20º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 22 de Maio de 2017
Lego encanta em grande escala

Mais de cinco milhões de peças dão forma às mais variadas construções em Lego em exposição num megaevento a decorrer em Setúbal até dia 28, com criações inspiradas entre o real e o imaginário e que fascinam miúdos e graúdos.

O Taj Mahal, o Big Ben, a Ópera de Sidney e a Torre de Belém são apenas alguns das criações que saltam à vista no Fan Event For Lego® Lovers, organizado pela AlfaLug, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, que apresenta no cais 3 do porto de Setúbal autênticas obras de arte elaboradas com as conhecidas peças de encaixe coloridas.

Há construções para todos os gostos e subordinadas às mais variadas temáticas, a grande maioria bastante conhecidas do público, com é o caso das personagens “Bionicle”, mais futurista, e “Harry Potter”, repleto de coisas fantásticas, ambas muito apreciadas, sobretudo pelos mais novos.

Destaque no espaço expositivo com 1600 metros quadrados é a saga “Star Wars”. A área é das mais concorridas, até porque, naquele cenário intergalático na zona central da exposição, não faltam ícones da obra de George Lucas, como a “Estrela da Morte” e “Millennium Falcon”, entre outros veículos espaciais, stormtroopers e jedi.

Entre cidades imaginárias, com pormenores que revelam diversas manifestações urbanas, incluindo pequenos veículos em movimento, há cenários western, que levam a imaginação para os filmes de cowboys, e também medievais, com castelos, fortificações e máquinas de guerra esquecidas.

Existe ainda uma feira, de grandes dimensões, que ocupa toda uma mesa. Nela cabem os mais diversos divertimentos, incluindo uma roda gigante e até um circo, pequenas barraquinhas e personagens em diversão. Tudo pensado, criado e executado por uma menina de apenas 13 anos.

“Este é o primeiro grande evento deste tipo realizado na região”, destaca João Fernandes, da AlfaLug, sobre um certame que, só no dia de abertura, 20 de maio, foi visitado por mais de duas mil pessoas.

O evento não apenas para entusiastas da Lego. “É para todos”, destaca aquele responsável e dinamizador da associação de fãs da marca dinamarquesa, que funciona desde 2015 e que, à semelhança de outros grupos existentes em Portugal, incluindo dois com o patrocínio da própria Lego, fomenta esta atividade.

“As construções Lego são uma atividade lúdica e pedagógica e das que mais fomentam as dinâmicas de interação nas famílias, em particular entre pais e filhos”, afirma João Fernandes, setubalense, e fascinado pela Lego há largos anos. Contudo, confessa, “é um hobby caro”.

Mas nem só do imaginário vive o Fan Event For Lego® Lovers. Há também réplicas de imóveis e monumentos nacionais de interesse histórico e cultural, criações distintivas de Portugal e também de outros locais do mundo, nomeadamente da Índia, Austrália, Inglaterra e França.

De Portugal, entre outros, são replicados o edifício da Câmara Municipal de Lisboa, a Basílica da Estrela, a Torre do Relógio, de Sintra, e a Torre de Belém, obras de Pedro Nascimento, da Loja Nasclego. “Estas criações são fruto dos sítios que visito. Reproduzo os edifícios que mais me atraem.”

Sempre que a AlfaLug faz este tipo de eventos, não falta uma criação característica do espaço anfitrião. Em Setúbal, há um painel do poeta Bocage, mas havia mais algo em mente. “O Rapaz dos Pássaros. Aquele que está no Largo José Afonso. Era para ser um painel com 160 mil peças. Mas não houve tempo”, indica.

Ao evento a decorrer em Setúbal chegam pessoas de vários pontos do país. “Porto, Beja, Faro e da zona do Gerês. Também alguns estrangeiros. Turisticamente, é um evento muito forte”, destaca Pedro Nascimento, antes de interromper a conversa para atender novos clientes que entretanto chegam à loja que explora.

Cada peça é única e o tempo de execução varia consoante a dimensão e a complexidade do objeto que é reproduzido. Pedro Nascimento dá um exemplo: “A última que fiz foi o edifício da Fundação Champalimaud. Não tenho presente o número de peças, mas foram 17 meses de trabalho.”

O Fan Event For Lego® Lovers faz também uma ponte entre o passado e o presente da marca dinamarquesa. Numa área dedicada, logo à entrada, há Lego vintage, com sets e peças com idades que variam entre os vinte e os trinta anos. “Relíquias, como esta peça Lego, em madeira, com mais de meio século”, frisa João Fernandes.

Além da mostra, a iniciativa proporciona uma playzone para as crianças fazerem as suas construções, em piscinas individuais nas quais são disponibilizadas cerca de 130 mil peças, e também um espaço com insufláveis e pinturas faciais para as crianças, bem como uma área de venda de conjuntos de Lego e tasquinhas gastronómicas.

O evento abriu ao público no dia 20, com apontamentos musicais a cargo dos grupos de percussão e de saxofone da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, em cerimónia na qual participou a vereadora das Atividades Económicas da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, e o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

De segunda a domingo, o espaço pode ser visitado das 10h00 às 22h00 e, aos sábados, das 10h00 às 23h00. No dia de encerramento, a 28, o evento termina às 20h00.

Para crianças dos 4 aos 11 anos, as entradas custam 2 euros e para maiores de 12 o valor é de 3 euros. Há também um bilhete familiar com o custo de 8 euros.

Existe ainda a possibilidade de programar visitas escolares, neste caso com bilhetes a 1 euro por criança, cujas reservas devem ser feitas através do contacto telefónico 963 477 882. Estas visitas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign