23 de Maio de 2018
21º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 17 de Abril de 2018
Leitura concelhia elege representantes

Os quatro alunos que representam o concelho na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura foram escolhidos na manhã de dia 17 em prova realizada na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

Leonor Pinto, do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, foi a vencedora concelhia da prova destinada aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, enquanto Joana Batista, do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, conquistou o primeiro prémio no 2.º ciclo.

O representante setubalense do 3.º ciclo do ensino básico na fase intermunicipal do concurso é Vítor Gomes, do Agrupamento de Escolas Barbosa do Bocage. Pelo ensino secundário, o concelho de Setúbal é representado por Beatriz Crujeira, da Escola Secundária D. João II.

Neste segundo momento da fase municipal do 12.º Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de Leitura em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal e a Rede de Bibliotecas Escolares, participaram os 17 alunos finalistas apurados nas provas literárias realizadas em todas as escolas do concelho, tendo por base a leitura de um livro adequado a cada nível de ensino.

Os alunos responderam, em primeiro lugar, a uma prova escrita com questões de interpretação sobre cada obra e, de seguida, perante um auditório cheio com familiares e professores bibliotecários, fizeram uma leitura expressiva de um excerto do livro e responderam a uma questão de argumentação.

Antes do anúncio dos vencedores, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, deu os parabéns a todos, sobretudo aos professores bibliotecários “pelo esforço de trabalhar, às vezes em condições difíceis, pela promoção da leitura e das bibliotecas escolares”.

O autarca entregou depois os prémios aos vencedores de cada nível de ensino, que, além de um diploma, receberam livros oferecidos pela autarquia e um calendário da Rede de Bibliotecas Escolares.

Todos os estudantes foram distinguidos com certificados de participação e tiveram ainda direito a livros entregues pelo município.

O júri da prova municipal setubalense é constituído pela coordenadora das Bibliotecas e Polos da Câmara Municipal de Setúbal, Lígia Águas, pela poetisa Alexandrina Pereira e pela coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Elisabete Carvalho.

Os quatro vencedores representam o concelho de Setúbal na prova distrital agendada para maio, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na qual são selecionados dois alunos por cada nível de ensino para representar o distrito na final nacional, a 10 de junho, em Lisboa.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign