21 de Junho de 2018
21º
max. 28º
min. 16º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 06 de Março de 2018
Leituras juntam escolas em palco

Declamação de poemas, dramatizações poéticas e de contos e apontamentos musicais, protagonizados por alunos de diversas escolas do concelho, compuseram o espetáculo “Setúbal – Uma Baía a Ler”, realizado no dia 6, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Cerca de quatro centenas de crianças e jovens, de todos os níveis de ensino, assistiram à quinta edição da iniciativa organizada pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, no âmbito da 12.ª Semana da Leitura.

“Ler para ser” foi o mote para duas horas de espetáculo, com muitos aplausos e gargalhadas, mas também alguns momentos mais emocionantes, como um em que as crianças do pré-escolar do Agrupamento de Escolas Luísa Todi dedicaram o poema “A Paz”, de Sidónio Muralha, às crianças que sofrem na guerra da Síria. 

O poema “Barco Negro”, de David-Mourão Ferreira, foi o escolhido para a atuação musical da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, a quem coube a abertura do evento.

A festa continuou com uma performance baseada em poemas de Camões, interpretada por alunos do 10.º ano do curso de Artes do Espetáculo, do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, a que se seguiu uma leitura em inglês do livro “Ketchup on your cornflakes”, de Nick Sharratt, por alunos do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama.

Já as crianças do Agrupamento de Escolas de Azeitão apresentaram a dramatização de um conto inédito dedicado a Timor, “O último Natal de Dadá, o crocodilo”, escrito por Carlos Canhoto, enquanto alunos da Escola Secundária do Bocage leram dois textos, de Nicolau Tolentino e Eça de Queirós, representativos do humor e sátira existentes nos clássicos da literatura portuguesa.

O espetáculo prosseguiu com o coro de leitura do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, que declamou poemas de Eugénio de Andrade e Mário Castrim, bem como lengalengas tradicionais.

Após o intervalo, subiram ao palco alguns dos protagonistas mais novos da manhã, provenientes do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, que enterneceram o público com uma dedicação especial do poema “A Paz”, de Sidónio Muralha. “Este poema é dedicado aos meninos da Síria”, anunciou uma vozinha no meio do coro dos pequenos artistas.

Outro momento alto foi a dramatização “A Capuchinho Verde”, apresentada por alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, que chamou a atenção para a importância da prevenção dos fogos florestais.

Seguiram-se as dramatizações dos textos “A coisa que mais dói no mundo”, de Paco Liván, do mesmo agrupamento, mas interpretada por alunos do terceiro ciclo, e “O Monstrengo”, da “Mensagem” de Fernando Pessoa, por estudantes do 10.º ano da Escola Secundária D. João II.

As animações a cargo das escolas terminaram com uma atuação musical da Escola Profissional de Setúbal, com o tema “Ler até ao fim”, adaptado de uma música da banda D’zrt, e uma declamação de poemas de António Ramos Rosa, Nuno Júdice e Fernando Echevarria, por alunos da Escola Secundária Dom Manuel Martins.

O encerramento da quinta edição do projeto “Setúbal – Uma Baía a Ler” esteve a cargo do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, que leu um excerto do livro “A menina dos livros”, de Sam Winston e Oliver Jeffers.

O chefe do Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus, José Luís Catalão, que integrou a última performance, deixou, no final, um apelo a todas as crianças e jovens presentes no espetáculo. “Cá vos esperamos no próximo ano. E continuem a ler.”

O espetáculo integrou a décima segunda edição da Semana da Leitura, promovida pelo Plano Nacional de Leitura, no âmbito da qual as escolas das redes pública e privada, a nível nacional, motivam os alunos para a participação em atividades de leitura livre, com as famílias, outros jovens, adultos das comunidades educativas e a população em geral.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign