14 de Dezembro de 2017
13º
max. 16º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 26 de Setembro de 2017
Literatura dá poesia erótica

O livro “Poesia Erótica no Tempo de Bocage”, com textos do poeta sadino e de outros autores portugueses e brasileiros, coordenado por António Galrinho, é lançado no dia 29, às 21h30, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

A obra reúne os textos e os poemas apresentados no 1.º Encontro Maior de Poesia Erótica, promovido por António Galrinho, em junho de 2016, no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.

O encontro, realizado em três sessões, foi dedicado a Bocage e a poetas portugueses e brasileiros da sua época ou que, não sendo seus contemporâneos, com ele têm algumas afinidades.

Em mais de cem páginas, além de poemas de Bocage, é possível encontrar textos de Caetano José da Silva, Abade de Jazente, Lobo da Madragoa, Filinto Elísio, Nicolau Tolentino, José Agostinho de Macedo, Pimentel Maldonado, Correia Henriques, Pedro José Constâncio, Almeida Garrett, Gregório de Matos, Tomás António Gonzaga, Silva Alvarenga, Francisco Moniz Barreto, Francisco de Paula Brito, João Salomé de Queiroga e Olavo Bilac.

António Galrinho foi professor do ensino secundário durante 27 anos na área das artes visuais e dedica-se à escrita, à pintura e à fotografia.

O interesse pelo estudo da poesia erótica deve-se à curiosidade em perceber “a forma como muitos autores, incluindo Bocage, utilizaram este tipo de escrita, em determinada época, para mostrar a sua irreverência e contestação perante o que achavam que estava mal na sociedade”, sublinha.

Foi nesse sentido que organizou o 1.º Encontro Maior de Poesia Erótica, com o tema “Bocage e a sua época”, iniciativa cuja segunda edição se realiza em fevereiro, com o tema “Uma visão generalista da poesia erótica de língua portuguesa”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign