20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
apresentação 26 de Outubro de 2015
Livro aborda relação médico-paciente

José Poças aborda a relação médico-paciente, em particular a presença do sofrimento e da morte nos casos clínicos, no primeiro livro de que é autor, o qual apresentou no dia 24 à tarde, no Fórum Municipal Luísa Todi.

“Ode ou Réquiem: alegoria sobre a natureza do ato médico, a propósito de algumas histórias clínicas reais” é o título da primeira obra do médico internista, que, ao longo da carreira, desenvolveu atividade em áreas como oncologia, emergência, cuidados intensivos, infeciologia e medicina do viajante.

Além da relação médico-doente, José Poças procurou nesta obra apresentar uma perspetiva pessoal sobre a vida e o ser humano numa vertente física, psíquica e social.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que marcou presença na apresentação da obra, sublinhou a importância dos médicos na sociedade atual, “que nos permitem muitas vezes dar sentido à nossa narrativa pessoal e encerrar o nosso livro”.

A autarca salientou que José Poças “é um desses raros homens que luta pelos nossos pontos finais” em momentos que, frisou, representam, para o paciente, uma “derradeira oportunidade de fazer sentido” na vida.

A obra foi apresentada no âmbito de um ciclo de conferências organizado pela SOPEAM – Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos e pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign