18 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 1º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 02 de Janeiro de 2013
Livro revisita Ana de Castro Osório

Os ideais de Ana de Castro Osório, escritora e ativista dos direitos das mulheres no início do século XX, são revisitados num livro de Célia Carmen Cordeiro, a apresentar no dia 5, às 16h00, na Biblioteca Municipal. 

A sessão de apresentação de “Ana de Castro Osório e a Mulher Republicana Portuguesa: veículo de regeneração da nação e preservação da identidade nacional”, a cargo de João Esteves, conta ainda com a presença da autora, que aborda as principais linhas de investigação replicadas no livro.

A investigação, resultado de uma tese de mestrado de Célia Carmen Cordeiro, realizada em 2011, estabelece um paralelismo entre o Portugal pré-republicano e os primeiros anos da República através da obra literária e não literária de Ana de Castro Osório.

O livro, com 91 páginas, da editora Fonte da Palavra, destaca a luta de Ana de Castro Osório pelos direitos das mulheres em todas as classes sociais, como o acesso à educação, o direito ao divórcio, ao trabalho e à independência económica.

Célia Carmen Cordeiro, natural dos Açores, mestre em Literatura, Cultura e Linguística Hispânica e Lusófona pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos da América, instituição onde lecionou Língua e Cultura Portuguesa, é atualmente doutoranda de Literatura Luso-Brasileira na Universidade do Texas, igualmente nos EUA.

Figura de destaque da cultura luso-brasileira na época, Ana de Castro Osório esteve grande parte da sua vida ligada a Setúbal, cidade onde casou com Paulino de Oliveira, também ele impulsionador dos ideais republicanos. Nascida em Mangualde, a 18 de junho de 1872, faleceu a 23 de março de 1935.

Além de escritora, com vários romances, novelas e contos para adultos publicados, foi presidente da Escola Liberal de Setúbal, uma das fundadoras da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, do Grupo de Estudos Feministas e da Cruzada das Mulheres Portuguesas, que tinha a finalidade de apoiar os soldados que participavam na I Guerra Mundial, bem como as respetivas famílias.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign