23 de Outubro de 2017
18º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
energia 16 de Dezembro de 2011
Luz 'verde' na iluminação pública

Iluminação pública mais económica e eficaz é instalada em breve em jardins e vias do centro de Setúbal, no seguimento da aprovação, anunciada no dia 16, da candidatura apresentada pela Câmara Municipal a cofinaciamento europeu.

O projeto autárquico “Energia – Eficiência Energética de Iluminação Pública no Perímetro Urbano da Cidade de Setúbal”, com o valor total de 258 mil e 680,32 euros, conta com comparticipação comunitária após aprovação do PORLiboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, ao abrigo do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

A medida abrange as avenidas 5 de Outubro, 22 de Dezembro, Alexandre Herculano, Dr. António Rodrigues Manito, Mariano Carvalho, Manuel de Arriaga, Manuel Maria Portela e República da Guiné-Bissau, as ruas Baluarte do Socorro, Alferes Pinto Vidigal e Joaquim Brandão e a Praça Vitória Futebol Clube.

Também existem zonas verdes contempladas no projeto, nomeadamente os jardins de Vanicelos, do Bonfim e da Algodeia, sendo que nos dois últimos a Autarquia já executou substituição da luminária pública.

Com este projeto a Câmara Municipal pretende dotar a rede de iluminação pública de luminárias com melhores índices de luz e energicamente mais eficientes e económicas.

Nos locais com candeeiros de menor altura são instaladas lâmpadas LED, mais eficientes nestas circunstâncias, enquanto nas vias de maior dimensão, com candeias mais elevadas, são aplicadas lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão. Em todos os espaços públicos abrangidos pelo programa são também instalados balastros eletrónicos, capazes de alimentar energicamente as lâmpadas sem que se registem perdas de energia.

A Autarquia prevê dar início ao processo de substituição das luminárias durante o primeiro semestre de 2012.

Esta medida enquadra-se nos objetivos da Câmara Municipal de Setúbal em modernizar a rede de iluminação pública do Concelho, bem como das próprias instalações autárquicas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign