14 de Dezembro de 2017
13º
max. 16º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
segurança 20 de Fevereiro de 2017
Luz verde para prevenção de cheias

O projeto hidráulico a concretizar no futuro Parque Urbano da Várzea para prevenção das cheias na cidade de Setúbal recebeu luz verde depois de a autarquia ter assegurado um financiamento comunitário para um investimento de 3,6 milhões de euros.

A obra, estruturante para melhoria e reforço das condições de segurança da população, inclui a criação de novas passagens hidráulicas e de bacias de retenção de águas, assim como ações de desobstrução e regularização do troço final da Ribeira do Livramento.

O projeto, um investimento global de 3 milhões e 660 mil euros candidatado pela Câmara Municipal de Setúbal a fundos comunitários, obteve financiamento em 85 por cento através do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito do Portugal 2020.

Para a execução das obras, impulsionadas ao abrigo do eixo prioritário “Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”, a autarquia aprovou, a 23 de novembro, em reunião pública, a abertura de um concurso público, atualmente em curso.

A operação, a realizar no período máximo de um ano e meio, concretamente até junho de 2019, consiste essencialmente em trabalhos de modelação do terreno que incluem a regularização do troço final da Ribeira do Livramento e a construção de bacias de retenção na zona do futuro Parque Urbano da Várzea.

Desta ação estruturante para Setúbal fazem igualmente parte trabalhos de reabilitação de passagens hidráulicas ao longo do troço final da Ribeira do Livramento, assim como a construção de novas passagens e de bacias de retenção nas ribeiras da Gamita e do Barranco do Forte Velho.

A concretização deste projeto, enquadrado na operação urbanística de criação do futuro Parque Urbano da Várzea, é uma ação estruturante no que respeita à melhoria das condições de segurança, uma vez que permite o escoamento controlado de águas pluviais em caso de condições meteorológicas propícias a cheias. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign