18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
concerto 27 de Fevereiro de 2015
Maestrina dirige Banda da Armada

A Banda da Armada atua no dia 6, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, num concerto em que é dirigida por uma mulher.

A direção deste espetáculo inédito, uma vez que pela primeira vez uma banda militar é dirigida por uma mulher, recai na italiana Chiara Vidoni, diretora das escolas de música de Bertiolo e Passons e diretora musical do International Composition Contest, do National Wind Ensemble Contest e da International Wind Band Contest em Friuli – Veneza.

A maestrina desloca-se frequentemente à Áustria, Holanda, Alemanha e Portugal, países onde marca presença como jurada em diversas competições de orquestras de sopro.

No concerto, de entrada gratuita, integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher e no programa municipal Março Mulher 2015, são interpretados temas como Aida (gran finale), de Verdi, Early Light, de Carolyn Bremer, e Brillante Symphonie, de Ida Gotkovsky.

A Banda da Armada procura mostrar ao público alguma inovação, desde logo realçando as presenças femininas, nomeadamente com a maestrina, a apresentadora e a solista em flauta transversal, Vera Pereira.

Ao longo do seu percurso, a Banda da Armada tem desenvolvido um trabalho de interesse público, a nível do cerimonial militar e do protocolo de Estado, bem como cultural, ao realizar concertos por todo o território nacional e no estrangeiro.

Tem sido alvo de uma constante evolução e inovação, de que é exemplo a inclusão de músicos sem qualquer ligação à carreira militar, nas suas apresentações públicas, constando ainda no seu currículo algumas atuações conjuntas com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e com grupos corais.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign