15 de Dezembro de 2017
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
interculturalidade 03 de Maio de 2017
Maio celebra interculturalidade

Música, cinema, fotografia, gastronomia, workshops, encontros e atividades para as crianças integram o programa deste ano do Maio – Diálogo Intercultural, a decorrer entre os dias 5 e 31 em vários espaços e equipamentos de Setúbal.

A iniciativa, organizada desde 2008 pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio de várias entidades, procura afirmar a interculturalidade como uma componente essencial ao desenvolvimento do território e na construção de uma sociedade justa, solidária e respeitadora da diversidade individual e comunitária.

O Maio – Diálogo Intercultural, começa no dia 5 com “Sons da Interculturalidade”, em que músicos de diferentes origens geográficas e culturais promovem um encontro marcado pela diversidade das expressões musicais do mundo. O evento, com início às 21h30, tem entrada gratuita e realiza-se na Capricho Setubalense.

O programa inclui ainda, nos dias 11, 18 e 25, sempre às 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, um ciclo de cinema sobre a interculturalidade que visa promover o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural como potencial de desenvolvimento humano e social.

A iniciativa começa com a exibição, a 11, de “Gato Preto, Gato Branco”, de Emir Kusturica, a que se segue, a 18, “Abril Despedaçado”, de Walter Saller. O ciclo de cinema, com entradas, por sessão, a um euro, termina com “O Bunker”, do realizador Nikias Chryssos.

Uma oficina de culinária, com almoço e um baile intercultural, realiza-se no dia 13, das 10h00 às 16h00, no Centro de Cidadania Ativa. O evento, um convívio multicultural aberto a diferentes receitas, tem inscrições abertas pelos contactos 265 547 450 e luciliaferrosantos@cooperativaseies.org.

No mesmo dia, às 17h30, é inaugurada “Feminae”, exposição de fotografia de Pedro Soares que fica patente até dia 30 no Artes Café da Casa da Cultura. A mostra, de entrada gratuita, pode ser visitada de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, às sextas e sábados das 10h00 à 01h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.

Já no dia 14, um flashmob, utiliza a arte, concretamente as danças tradicionais da Moldávia, como elemento facilitador de comunicação, participação e integração da multiculturalidade. O evento decorre de manhã, pelas 10h00, no Mercado do Livramento, e à tarde, às 16h00, no Parque Urbano de Albarquel.

Uma visita ao bairro lisboeta da Mouraria realiza-se no dia 17, das 10h00 às 18h00. Nesta atividade, com o custo de seis euros, os participantes descobrem a associação “Renovar a Mouraria” e realizam o percurso guiado “Mouraria dos Povos e das Culturas”. Inscrições pelos contactos 265 547 450 e seies@cooperativaseies.org.

O programa do Maio – Diálogo Intercultural integra ainda, no dia 20, às 19h00, no Largo da Ribeira Velha, o “Mundos ao Largo”, atividade cultural e gastronómica com a participação de associações de imigrantes e restaurantes Beco da Ribeira, Taberna da Ribeira, Loja das Machadas e De Pedra e Sal.

Gastronomia, música, teatro, ateliers, artesanato e jogos tradicionais fazem parte do Arraial Março Mulher, este ano subordinado à temática “Cuidar do Nosso Bairro”. O certame decorre no dia 27, no Largo da Fonte Nova, das 12h30 às 19h30.

O Arraial Março Mulher, festa da igualdade e da interculturalidade, tem inscrições abertas a voluntários para apoio logístico ou para participantes no certame com uma banca, animações ou espetáculo de palco, através dos contactos 265 547 450 e luciliaferrosantos@cooperativaseies.org.

Já a atividade “Brincar e Aprender”, com temas dedicados à interculturalidade, decorre a 29, das 09h30 às 12h30, no Parque Verde da Bela Vista, na qual está prevista a participação de 150 crianças do 1.º ciclo do ensino básico dos agrupamentos de escolas Lima de Freitas, Luísa Todi e Sebastião da Gama.

O último dia do Maio – Diálogo Intercultural, a 31, reserva “Language Café”, uma tarde dedicada às relações interculturais e à aprendizagem não formal de palavras em diferentes línguas, a realizar entre as 17h00 e as 19h00, no Centro de Cidadania Ativa. Inscrições pelo número 265 547 450 e endereço anamorgado@cooperativaseies.org.

Participam no Maio – Diálogo Intercultural os parceiros 4 Ás – Associação de Angolanos e Amigos de Angola, Associação Cultural Busuioc dos Cidadãos Moldavos da Península de Setúbal, Edinstvo – Associação dos Imigrantes dos Países de Leste, Experimentáculo – Associação Cultural e ICE – Instituto das Comunidades Educativas.

A SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, a Capricho Setubalense, o SIGA – Setúbal Interinstitucional Gera Ação, Programa CLDS3G, a Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras e o Centro Social e Paroquial de São Sebastião também participam no certame.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign