23 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
multiculturalidade 30 de Abril de 2012
Maio é mês de diálogo entre culturas

“Maio – Mês do Diálogo Intercultural” é celebrado pelo quinto ano consecutivo, em Setúbal, com um programa de atividades diversificado que promove a multiculturalidade como um fator de enriquecimento pessoal e social.

O programa, promovido pela Câmara Municipal em parceria com associações de imigrantes e outras do Concelho, inclui a realização de ações culturais, da música à dança, passando pela gastronomia, cinema e fotografia, que celebram a diversidade e estabelecem o diálogo intercultural.

Quatro sessões de cinema dedicadas a Cabo Verde, Roménia, Angola e Rússia, apresentadas e comentadas por associações de imigrantes, realizam-se nos dias 2, 9, 16 e 23, no Bar-Galeria La Bohème.

O ciclo de cinema, sempre às 21h30, é organizado pelo Clube de Cinema de Setúbal – Experimentáculo, com a colaboração das associações Mica Romanie, Edinstvo, Cabo-Verdiana de Setúbal e de Angolanos e Amigos de Angola.

Ainda no cinema, o “Maio – Diálogo Intercultural” inclui a exibição do filme “Li Ké Terra”, dia 5, às 21h00, numa sessão ao ar livre na Bela Vista, com debate, promovida pela Autarquia.

Já o documentário “Nós Terra”, realizado por Ana Tica Fernandes, também sobre a temática cabo-verdiana, é exibido dia 25, às 21h00, na Biblioteca Municipal, atividade da Câmara Municipal e da Associação Cabo-Verdiana de Setúbal.

Esta associação promove ainda uma exposição de pintura de Miranda de Brito, patente durante todo o mês no La Bohème, que funciona no horário das 21h30 às 02h00.

Fotografias e entrevistas realizadas na zona do Martim Moniz, em Lisboa, no âmbito do projeto Vai.PE e do programa Escolhas 4.ª Geração, estão em exposição na Biblioteca Municipal ao longo do mês, a partir de dia 5.

Feita com base numa construção coletiva, outra exposição, intitulada “A escrita da Minha Terra – A interculturalidade na construção e escrita dos textos”, está patente entre os dias 17 e 31 no Centro de Cidadania Ativa.

Sabores do mundo são postos à prova numa oficina de culinária intercultural que convida à partilha de saberes e sabores de pessoas de diferentes terras. A iniciativa decorre dia 5, no Centro de Cidadania Ativa, com inscrições abertas até dia 3, através do telefone 265 547 450. A iniciativa é da associação SEIES.

A 9 de maio, no dia em que se comemoram 67 anos sobre o fim da II Guerra Mundial, há música e danças russas, com “Vento de Leste”, no Auditório José Afonso, a partir das 21h30, numa iniciativa da Edinstvo e da Autarquia.

Danças tradicionais do mundo estão presentes na iniciativa “B de Baile”, que se realiza a 11, a partir das 22h00, na Capricho Setubalense, que organiza esta atividade em parceria com a Autarquia. Celina da Piedade, acordeão e voz, e Tânia Lopes, percussões, dão ritmo para ser dançado sob a orientação de Leónia Oliveira.

“Às voltas por Setúbal, cidade de muitas gentes” dá o mote para um passeio pela cidade, dia 12, à descoberta de uma Setúbal diferente, numa iniciativa da Câmara Municipal, da EAPN – Rede Europeia Antipobreza e da Associação Cabo-Verdiana de Setúbal. O ponto de encontro está marcado para as 10h00, na Praça de Bocage, com inscrições até dia 7, através do telefone 265 545 170.

Um jantar intercultural, confecionado pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal em conjunto com associações de imigrantes, realiza-se no dia 18, a partir das 20h00. Para participar em “Mundos à mesa”, com o custo de 15 euros, deve ser feita reserva até dia 16, através do telefone 265 009 900.

No dia 26, à noite, associações de imigrantes dão a conhecer poemas de diferentes países e línguas. A iniciativa “Noite de Poesia do Mundo”, que se realiza na Capricho Setubalense, às 21h30, conta ainda com a participação do público.

Ainda durante o mês, o Centro de Cidadania Ativa leva leitura teatralizada da história “A Casa de Madeira”, sobre interculturalidade, a instituições de infância e educação da freguesia da Anunciada.

O “Maio – Diálogo Intercultural” dá ainda a oportunidade de assistir, no dia 26, a ensaios abertos do “Festival de Música de Setúbal”, que decorrem das 15h00 às 16h00 no Centro Cultural Africano, localizado na Avenida da Bela Vista, 13, prosseguem na hora seguinte na Associação Cabo-Verdiana de Setúbal, na Rua do Antigo Olival, 8 a 11, e realizam-se das 17h00 às 18h00 no Centro Multicultural, na Rua das Piteiras.

Já em junho, no dia 9, realiza-se o “Torneio da Amizade”, em ténis de mesa, no Centro Multicultural, a partir das 09h30, promovido pelo Clube de Ténis de Setúbal e pela Associação de Angolanos e Amigos de Angola, com inscrições até dia 1 pelo telefone 265 702 376 ou pelo e-mail cdmsetubal@gmail.com.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign