18 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
Feira 25 de Julho de 2011
Mais de 63 mil na Feira de Sant'Iago

A vitalidade económica e social da Feira de Sant’Iago foi sublinhada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no dia 23 à noite, na inauguração oficial do certame que, só neste fim de semana, registou mais de 63 mil visitantes.

“A nossa festa, velha de mais de quatro séculos, acontece num momento de crise económica e social especialmente complexo. É uma festa do povo e para o povo que expressa a vitalidade económica e social e constitui um lugar de geração de negócios e de riqueza”, destacou a edil setubalense na cerimónia oficial de abertura do certame.

Maria das Dores Meira, rejeitando as críticas de quem considera este certame “um desperdício de recursos”, reiterou que “não houve, não há, nem haverá nada que anule a verdadeira alegria e criatividade popular que se expressa nesta feira franca, onde fazemos novos amigos e reencontramos os velhos companheiros que, por esta altura, regressam a Setúbal”.

O constante rejuvenescimento da Feira de Sant’Iago é comprovado pelos “360 mil visitantes do ano passado e do aumento do número de expositores”, reforçou a autarca, afirmando que a realização do certame neste parque “é mesmo uma aposta ganha”.

Com o tema “Bombeiros: um passado presente e uma referência de futuro”, Maria das Dores Meira explicou que a opção por esta homenagem “não é mais do que uma consequência lógica do facto de em Setúbal haver duas das mais antigas companhias de bombeiros” do país, os sapadores, nascidos na década de oitenta do século passado a partir dos bombeiros e dos aguadeiros municipais criados há 225 anos, e os voluntários, criados há quase 129 anos como corpo de bombeiros.

A aposta da Autarquia na “melhoria e racionalização do sistema de proteção e socorro concelhio nos últimos anos”, no qual investiu, só em 2010, mais de 4,5 milhões de euros na melhoria da prestação de serviços de socorro à população, são também argumentos que demonstram “a vitalidade, qualidade e profissionalismo de todos os bombeiros de Setúbal” e justificam a escolha deste tema, frisou Maria das Dores Meira.

A lista de novidades deste ano e a “enorme a lista de feirantes e expositores que continuam, ano após ano, a reforçar esta feira de Setúbal e a confirmar que este é um dos mais importantes certames populares a sul do Tejo”, foi também evidenciada por Maria das Dores Meira, reforçando que “a aposta na qualidade deste certame tem origem na mesma qualidade de todos os projetos e obras que, nestes últimos anos, a Autarquia tem posto em marcha”.

No final do discurso de abertura do certame, um bombeiro, descendo em rappel do alto da torre de exercícios que integra o pavilhão temático, entregou, num gesto simbólico, um machado a Maria das Dores Meira, declarando, oficialmente, aberta a Feira de Sant’Iago.

O pavilhão temático, localizado mesmo junto da entrada principal da feira, foi o primeiro a ser visitado. Os vários momentos da história dos bombeiros são retratados numa exposição, que conta com diversos elementos museológicos das corporações de bombeiros de Setúbal e um vídeo com cerca de 15 minutos sobre a atividade diária destes profissionais.

Na torre de exercícios é possível experimentar várias atividades durante o período do certame. Já no chão é possível observar dois dos mais recentes equipamentos que, brevemente, vão ser instalados no Centro Histórico da cidade, em concreto, colunas informativas e pontos de encontro – SOS.

Do pavilhão da Câmara Municipal, a comitiva seguiu para a zona dos stands institucionais, instalada numa tenda gigante, também junto da entrada do recinto.

À chegada ao miradouro, uma das zonas privilegiadas de observação da feira, o movimento e a animação já há muito que imperava, sobretudo no pátio regional, uma das novidades deste ano, zona de mostra dos produtos gastronómicos e vínicos da região. Nesta área estão também instalados o Espaço Kids e a Feira do Livro.

Na área do restaurante lounge, o Coro Afina Setúbal, composto por funcionários da Autarquia, onde participam, também, a presidente da Câmara Municipal e a vereadora Carla Guerreiro, apresentou o hino oficial da Feira de Sant’Iago, com letra de Alexandrina Pereira e música do maestro Rui Serôdio.

A criação de uma área institucional, com pavilhões de artesanato, numa das entradas do recinto do Parque Sant’Iago, junto da Escola Secundária D. Manuel Martins, é outra das novidades deste ano.

Entre as diversas tasquinhas, com uma grande diversidade de petiscos, e os divertimentos, a música esteve sempre presente no primeiro dia de certame, onde um mar de gente assistiu a um concerto de Tony Carreira, no Palco Setúbal.

No dia 24, a animação musical no principal palco da Feira de Sant’Iago ficou a cargo dos

Linda Martini, enquanto a Sociedade Musical Capricho Setubalense e a Associação José Afonso dinamizaram o Palco Mundo. 

No que respeita a atuações musicais, o cartaz de espetáculos da Feira de Sant’Iago, está distribuído por dois palcos – “Mundo”, assente no conceito de música para todos os públicos, e “Setúbal” – afastados consideravelmente, o que permite o funcionamento em simultâneo.

Até ao final do mês, são vários os nomes que sobem ao palco principal, com as bandas de garagem Lazy Bones, Red Lizzard e Lydia’s Sleep, a 25, os Hands on Approach, a 26, os Peter’s Jukebox Gang, a 27, Zeca Sempre, a 28, e os Canta Brasil, a 29. A OGAE Summer Party realiza-se a 30, e Marta Peneda e as Docemania atuam a 31, num espetáculo realizado no âmbito do Dia da Família.

Em agosto, o Palco Setúbal é ocupado por uma Noite de Rap, no dia 1, os Mind da Gap, a 2, Quim Gouveia e Jorge Nice, no dia 3, Ana Moura, a 4 de agosto, Chave d’Ouro no dia 5, os Clã a 6, e, a fechar, Homens da Luta, no dia 7.

Já o Palco Mundo, mais intimista, acolhe os artistas setubalenses, numa grande diversidade musical, desde fadistas a bandas de garagem, passando pelos novos talentos.

O recinto da Feira de Sant’Iago funciona de domingo a quinta-feira das 14h00 à 01h00 e de sexta a sábado das 14h00 às 02h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign