21 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
praias 15 de Junho de 2012
Máquina garante qualidade das praias

A recente aquisição de uma máquina para limpeza das praias foi anunciada pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, dia 15 de manhã, na Figueirinha, na cerimónia do hastear das bandeiras Azul e Praia Acessível.

“O novo equipamento ajuda a melhorar a qualidade do areal desta praia, muito procurada por crianças e escolas do Concelho”, salientou a autarca, reforçando que a máquina adquirida pela Autarquia, um investimento da ordem dos 40 mil euros, permite realizar as tarefas de limpeza do areal de forma “mais rápida e em melhores condições”.

A funcionar desde 14 de junho, a máquina, atrelada a um trator, efetua a limpeza através de um sistema de crivagem que recolhe os detritos. O serviço é realizado diariamente, entre as 06h00 e as 10h00, nas praias da Saúde, Albarquel, Figueirinha e Creiro. Galapos fica de fora da rota do equipamento devido à inexistência de acessos.

A atribuição, pelo quarto ano consecutivo, da Bandeira Azul, e, pelo terceiro, do galardão Praia Acessível, que distingue essencialmente o incremento das condições relacionadas com as acessibilidades, é motivo de orgulho para Maria das Dores Meira. “Atestam a qualidade da Figueirinha e valorizam os investimentos” realizados nos últimos anos pela Autarquia, afirmou.

A Praia da Figueirinha conta com acessos pedonais à zona de banho e aos postos de socorro e dispõe de sanitários adaptados a pessoas com deficiência e lugares de estacionamento definidos na envolvência, critérios que valeram o galardão Praia Acessível 2012, atribuído pelo Turismo de Portugal e pelo Instituto Nacional Para a Reabilitação.

A existência de uma cadeira anfíbia para transporte de pessoas com deficiência até à água é outra das inovações de acessibilidade a funcionar nesta zona balnear desde 2011. Este ano, a Fundação Vodafone ofereceu, no âmbito do mecenato, um novo equipamento, com melhores condições.

“Estamos orgulhosos pelos prestigiados galardões. Contudo, estes investimentos não deviam ser realizados somente pelo Município mas também pelas entidades competentes na gestão das praias”, alertou a edil setubalense. “Continuamos à espera do investimento de requalificação no âmbito do QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional] que há vários anos está para ser implementado por quem tutela as zonas balneares.”

Já o Programa da Bandeira Azul da Europa, instituído em 1987, tem como objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral e dos decisores em particular para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes.

O prestigiado galardão, atribuído este ano a 275 zonas balneares, marinas e portos de recreio de Portugal, mais quatro que em 2011, é conferido mediante o cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

As praias da Figueirinha, Galapos e Portinho, todas no Parque Natural da Arrábida, foram também classificadas como “Praia com Qualidade de Ouro” pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Estas zonas balneares do concelho de Setúbal foram três das 294 praias portuguesas que obtiveram classificações máximas de qualidade da água nos últimos cinco anos – “Boa”, entre 2007 e 2009, e “Excelente”, em 2010 e 2011.

As distinções das praias da Figueirinha, Galapos e Portinho resultam do balanço que a Quercus faz da qualidade das águas das praias no início de cada época balnear com base na informação oficial disponibilizada pelo Instituto da Água através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.

Em comparação com 2011, há mais sete praias com qualidade de ouro, num total de 294 das 526 zonas balneares.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign