16 de Julho de 2018
22º
max. 27º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
pesca 20 de Maio de 2016
Mar com semana de atividades

A tradição e o futuro são componentes marcantes da Semana do Mar e do Pescador de 2016, que decorre em Setúbal entre os dias 21 de maio e 5 de junho com um programa que inclui um vasto leque de atividades.

A vereadora das Atividades Económicas, Carla Guerreiro, destacou no dia 20, na apresentação pública da iniciativa, realizada no Mercado do Livramento, que a economia do mar é a fonte de subsistência para “centenas de famílias locais, mas também para os inúmeros restaurantes que reforçam, todos os dias, a fama de Setúbal de servir o melhor peixe no país”.

A Semana do Mar e do Pescador forma “um programa virado para a tradição e também para o futuro”, sublinhou Carla Guerreiro ao resumir o conjunto de eventos previstos, que contemplam ações orientadas tanto para a divulgação junto dos mais novos de atividades típicas da pesca, como para a própria valorização dos profissionais que desempenham funções relacionadas com o mar.

A Câmara Municipal e a União das Freguesias de Setúbal, entidades organizadoras do certame, e os respetivos parceiros pretendem “valorizar mais estes profissionais” ligados às atividades marítimas, o que justifica “estender este ano as comemorações a vários dias”.

Com um programa de 16 dias de iniciativas que têm origem nas comemorações do Dia Nacional do Pescador, a 31 de maio, o presidente da União das Freguesias de Setúbal considera que este é o caminho a seguir para dar mais força a uma classe que enfrenta dificuldades um pouco por todo o país.

“Para defender alguma coisa, tem de se começar por enaltecer essa mesma coisa. Temos de ser os primeiros a reconhecer a sua importância. Setúbal não seria aquilo que é sem os seus pescadores. A maioria dos setubalenses, se não trabalha no mar, tem um familiar que trabalha ou que já fez dele a vida”, sublinhou.

Numa altura em que o concelho revela sinais de crescimento nos mais variados setores económicos, Carla Guerreiro quer “que nesta área [atividades do mar] também se verifique o mesmo, correspondendo a uma lógica transversal à própria atualidade de Setúbal”.        

Exposições, workshops, cerimónias religiosas, ações de sensibilização junto da comunidade escolar e aulas sobre espécies piscícolas são atividades previstas no programa de eventos, no qual se destacam a Semana Gastronómica da Cavala, um encontro nacional de marinheiros e ex-marinheiros da Armada, uma sessão de esclarecimento sobre fundos comunitários e até uma corrida de botes a remos.

Programa

O programa de homenagem à atividade piscatória no concelho apresenta a Semana da Cavala, certame gastronómico a realizar entre os dias 21 e 29, que destaca esta espécie de peixe nas ementas de restaurantes da cidade.

De 26 de maio a 5 de junho decorre uma Mostra das Tradições Marítimas, no Parque Urbano de Albarquel, com organização da União das Freguesias de Setúbal, que inclui, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00, workshops de pintura alusiva à pesca. Todos os dias, das 12h00 às 24h00, há petiscos com sabor a mar confecionados por pescadores, acompanhados de animação musical a partir das 21h00.

A exposição “Rostos de Água e Sal” é inaugurada a 26, às 17h00, na Avenida José Mourinho, junto dos cacifos da pesca, onde fica patente até 5 de junho, iniciativa organizada igualmente pela União das Freguesias de Setúbal.

A Associação “O Alcache” organiza, no dia 28, o 39.º Encontro Nacional de Marinheiros e Ex-Marinheiros da Armada, no Edifício da Lota (Cais 2), entre as 09h00 e as 20h00. O evento inclui, entre outros, uma exposição em autocarro itinerante da Marinha, patente no Largo José Afonso, a visita a um navio atracado junto do Edifício da Lota e um concerto, às 17h00, pela Banda da Armada, no Auditório José Afonso.

Uma missa de homenagem aos pescadores, marcada para as 08h00, na Igreja de São Sebastião, é o destaque de domingo, 29, com organização da Associação Família do Mar de S. Sebastião e da Câmara Municipal de Setúbal.

No dia 30, pelas 09h15, tem lugar uma ação de sensibilização dirigida aos alunos do 1.º ciclo, com o título “Pradarias Marinhas: Um ninho no fundo do estuário”. A iniciativa, dinamizada pela Ocean Alive com o apoio da autarquia, realiza-se na embarcação Maravilha do Sado, recentemente requalificada para fins lúdicos e didáticos. A ação é conduzida por uma bióloga marinha e pescadora.

A 31 de maio, Dia Nacional do Pescador, há a tradicional cerimónia de deposição de flores no Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, pelas 10h30. A iniciativa é organizada numa parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Associação Família do Mar de S. Sebastião.

No mesmo dia, a partir das 14h30, no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, localizado no Mercado do Livramento, decorre a sessão “Fundos Comunitários para o mar e para as pescas”. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre o Programa Operacional MAR2020 e sobre o Programa Costeiro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária da Península de Setúbal – DLBC Costeiro.

As inscrições, gratuitas e obrigatórias, devem ser feitas no Gabinete de Apoio ao Empresário da autarquia, pelo endereço gae@mun-setubal.pt ou pelo telefone 265 545 390. O evento inclui a degustação de cavala e carapau fresco.

A Semana do Mar e do Pescador prossegue a 1 de junho, com uma nova ação de sensibilização dirigida aos alunos do 1.º ciclo sobre as pradarias marinhas, a bordo do Maravilha do Sado, também às 09h15.

Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo têm ainda oportunidade, no mesmo dia, a partir das 10h00, de visitar o Mercado do Livramento e, neste espaço, de observar antigos pescadores a entrilhar as redes, numa ação dinamizada pela Associação Família do Mar de S. Sebastião e pela autarquia.

As atenções nos dias 2 e 3 junho centram-se em aulas ao vivo sobre as espécies cavala e carapau, numa ação de promoção do pescado nacional, a decorrer no Mercado do Livramento das 10h00 às 11h00 e das 11h00 às 12h00. As inscrições, gratuitas e obrigatórias, devem ser feitas através do endereço gae@mun-setubal.pt ou do telefone 265 545 390. As aulas ao vivo são dinamizadas pela DocaPesca, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e pela Câmara Municipal de Setúbal.

O programa da Semana do Mar termina a 5 de junho com uma corrida de botes a remos, às 10h00, a que se segue, pelas 12h00, um almoço-convívio comemorativo do Dia do Pescador e animação musical, no Parque Urbano de Albarquel.

Os interessados podem inscrever-se, gratuitamente, na União das Freguesias de Setúbal, organizadora deste evento, e nas associações de pesca parceiras. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 265 535 815.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign