23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
música 04 de Março de 2013
Mar de violinos no palco do Fórum

Os Paganinus, orquestra de violinos do Conservatório Regional de Setúbal, assinalaram no dia 1, no Fórum Municipal Luísa Todi, o décimo aniversário, com um espetáculo que juntou em simultâneo no palco cerca de 120 violinistas.

Perante casa esgotada, os Paganinus demonstraram ao vivo o motivo pelo qual o Conservatório é um dos grandes impulsionadores no País do ensino de instrumentos de cordas.

Além da atuação conjunta, durante o espetáculo, que teve uma duração de cerca de duas horas, foram apresentadas várias performances originais no reportório da jovem orquestra, como uma interpretação do fado “Os Putos”, acompanhada por Carlos Sanches à guitarra.

O serão contou também com performances de ensembles constituídos por alunos e professores que integram ou já integraram o Conservatório Regional de Setúbal. Nesta atuação participaram ainda como solistas de violino as antigas alunas daquele estabelecimento de ensino Josefina Fernandes e Ana Carolina Lourenço.

O alinhamento reservou igualmente a atuação de violinistas dos Paganinus acompanhados por instrumentos de percussão e um outro momento especial para a orquestra, em que pais de alunos interpretaram com os violinos dos filhos uma das músicas do reportório.

A noite contou ainda com as intervenções da professora Inês Vieira, uma das principais impulsionadoras do projeto, e do diretor do Conservatório Regional, Luís Fernandes, que recordou a história dos Paganinus, a implementação do método de ensino Suzuki praticado na orquestra e a respetiva aposta na especialização do corpo docente.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign