20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
educação 15 de Janeiro de 2013
Mar pedagógico para alunos

“Mar Pedagógico” é o nome de um projeto de divulgação e promoção de várias ações relacionadas com a atividade marítima na região de Setúbal para crianças e jovens em idade escolar, apresentado dia 14 na Casa da Baía.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Fórum Empresarial da Economia do Mar, é desenvolvida localmente numa experiência-piloto a dinamizar com o Agrupamento Vertical de Escolas Cetóbriga e com a Fundação Escola Profissional de Setúbal.

Na sessão de de dia 14, dinamizada pelo secretário-geral do Fórum Empresarial da Economia do Mar, Fernando Ribeiro e Castro, e por vários responsáveis da Autarquia setubalense, foi lançado o repto a mais de três dezenas de empresas e entidades para uma participação ativa.

O projeto, adaptado à realidade da atividade marítima da região, envolvendo, nesta fase, perto de 2500 alunos, é dinamizado em torno de quatro eixos orientadores nos quais são promovidas várias ações pedagógicas, juntamente com as entidades que se venham a constituir como parceiras.

“Setúbal e o Mar: conhecer a história” é o tópico do primeiro eixo orientador do projeto com o objetivo de alargar o conhecimento sobre a relação da cidade com a atividade marítima em temáticas como a pesca, a indústria conserveira, as salinas, as tradições, as lendas e os costumes.

A realização de visitas guiadas a vários locais de interesse cultural, como o Museu do Trabalho Michel Giacometti, a elaboração de um livro de receitas, exposições e a realização de dramatizações são algumas das iniciativas propostas no âmbito daquele eixo orientador.

O conhecimento sobre o Estuário do Sado, a fauna e a flora, assim como os recursos naturais do mar e a relação com as atividades humanas é o objetivo do segundo eixo de trabalho, no qual são propostas ações desportivas náuticas, passeios de barco para observação de golfinhos e visitas ao Museu Oceanográfico e ao Moinho de Maré da Mourisca.

O terceiro eixo, dedicado à proteção ambiental, pretende sensibilizar os alunos para a conservação do património natural, a importância de um crescimento sustentável da economia do mar e a adoção de medidas de preservação do ambiente marinho, com a dinamização de iniciativas como a limpeza de praias e encontros temáticos.

“A Nova Economia do Mar” é tratada no quarto eixo orientador do projeto, de divulgação das atividades económicas do mar, nomeadamente nas áreas do turismo, da indústria da pesca e dos transportes, e das várias profissões relacionadas com o setor.

Visitas a empresas da região, canoagem e workshops são algumas das ações propostas no âmbito daquele eixo, que inclui ainda a elaboração de um jornal digital e de um filme promocional sobre o projeto e uma mostra de trabalhos dirigida à comunidade.

As iniciativas propostas às várias empresas e entidades no encontro que serviu para apresentar o “Mar Pedagógico” vão agora ser analisadas pelos potenciais parceiros, que devem tomar uma decisão sobre as formas de contributo até ao dia 25.

O “Mar Pedagógico” foi desenvolvido num projeto-piloto implementado em Peniche, através do Colégio Pedro Arrupe, no âmbito do componente “Visibilidade, Imagem e Cultura Marítimas” do Fórum Empresarial da Economia do Mar, associação criada em 2010 que reúne perto de oito dezenas de membros oriundos de vários setores da atividade marítima.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign