21 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
poesia 14 de Março de 2017
Maratona artística pela poesia

Setúbal celebra a poesia com 15 horas de atividades literárias em torno das letras, da música e do teatro, numa iniciativa a realizar ao longo do dia 21, em vários espaços e equipamentos culturais da cidade.

A VII Maratona da Poesia de Setúbal, de participação gratuita, promove atividades para os diferentes escalões etários, à volta do tema “Da Palavra à Poesia… Da Poesia à Música”, numa organização da Câmara Municipal.

As atividades, comemorativas do Dia Mundial da Poesia, começam às 09h00 no Mercado do Livramento, com uma leitura de poemas a cargo de Célia David, Duarte Victor e Sónia Martins, do TAS – Teatro Animação de Setúbal.

De seguida, às 10h00, a escritora Manuela Ribeiro apresenta livros de poesia para crianças do 1.º ciclo do ensino básico, na Biblioteca Pública Municipal, local onde Teresa Marques e a ilustradora Fátima Afonso apresentam “Sonho com Asas”, às 15h00.

Uma declamação de “Poemas que deram origem a canções”, por Célia David, do TAS, está agendada para as 21h00, a que se segue um recital de poesia pelo músico António Manuel Ribeiro e um concerto de fado por Susana Martins, acompanhada de Jorge Pimentel, na guitarra, e Albano Almeida, na viola. Perto da meia-noite, Manuel Guerra promove novo momento musical.

A VII Maratona de Poesia de Setúbal, com o apoio da Casa da Poesia, conta com mais atividades nos diferentes polos da Biblioteca Pública.

O da Bela Vista recebe “A ideia de Serra-Mãe na poesia de Sebastião da Gama”, para alunos do 3.º ciclo e do secundário, a cargo de João Reis Ribeiro. No mesmo espaço, é ainda possível assistir à declamação de poesia por Ana Fortuna, às 14h00.

No Polo de São Julião há momentos de poesia, a cargo de alunos da EB n.º 12 das Amoreiras.

No da Gâmbia, a poesia é partilhada entre escolas do concelho, utentes de centros de dia e poetas locais convidados. Às 10h00, há uma sessão com a participação dos poetas António Unguento e Maria Antónia Espingardeiro.

O Polo Sebastião da Gama tem sessões de poesia, com a participação do escritor Bento Passinhas e dos utentes do Lar de Idosos SAMS.

A poesia e os poemas circulam ainda ao longo do dia 21 de março por espaços museológicos localizados no centro da cidade.

O ator José Nobre leva à Casa Bocage a apresentação “História de Bocage: 40 Anos em 40 Minutos”, entre as 14h30 e as 15h30. Antes, às 10h00, o Centro Comunitário de S. Sebastião diz poesia para o 1.º ciclo.

O Convento de Jesus recebe, às 10h00, a Academia de Música e Belas-Artes Luísa, que apresenta dois momentos musicais com boomwhackers e violinos para o pré-escolar e o 1.º ciclo, e às 16h00, os alunos da Universidade Sénior de Setúbal declamam poemas religiosos, seguindo-se um momento musical, à capela, a cargo de Deolinda de Jesus.

À mesma hora, há outro momento musical, pela tuna da EB de Aranguez, no coreto da Avenida Luísa Todi.

Já a Galeria Municipal do Banco de Portugal conta, às 15h00, com um momento de música e poesia para o 1.º ciclo, em que participa o Ensemble de Cordas da Academia Luísa Todi.

A VII Maratona da Poesia de Setúbal inclui ainda uma leitura de poemas pelo Executivo municipal e uma atuação do Coro Feminino TuttiEncantus nas arcadas nos Paços do Concelho, às 17h30.
 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign