24 de Outubro de 2017
22º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 15 de Abril de 2013
Maratona celebra poesia

A III Maratona de Poesia de Setúbal realiza-se ao longo do dia 22, com um conjunto de iniciativas, na Biblioteca Pública Municipal, de que se destaca, à noite, um encontro com a escritora Maria Teresa Horta.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com o tema “As Poesias que Abril Abriu…”, é dedicado a promover, a dizer e a ouvir poesia, de manhã para os mais pequenos, de tarde para os jovens e os adultos, ao entardecer “poesias soltas”, com os setubalenses a dizer os poemas de que mais gostam. Um “estendal de poesias” convida a que, durante o dia, os amantes da poesia afixem, para os outros lerem, textos que escolheram. De permeio, a música visita a poesia, num casamento perfeito.

O programa começa com a rubrica “Poesia para crianças”, das 10h00 às 12h30. O Teatro do Elefante anima uma sessão interativa de poesia para crianças do 1.º ciclo, às 10h00, e outra para alunos do 2.º ciclo, às 11h30.

De tarde, há “Poesia para jovens”, com sessões interativas promovidas por atores, com Isabel Ganilho e Miguel Assis às 14h30 e Célia David e Fernando Guerreiro às 15h30.

“Poesias soltas”, cuja primeira parte se realiza às 16h30, convidam os setubalenses a irem à biblioteca dizer os poemas de que mais gostam, sejam eles de escritores consagrados ou desconhecidos, registando-se a participação de utentes da Associação de Saúde Mental Dr. Fernando Ilharco.

Meia hora depois, às 17h00, há um momento pelos alunos da “Oficina da Poesia” da Universidade Sénior de Setúbal, que dizem poemas próprios e os que os inspiram.

“Poesia na cidade”, às 18h00, tem a participação confirmada de personalidades como Maria Clementina, Arlindo Mota, Fernando Paulino, Miguel Tiago, Carlos Rodrigues (Manel Bola) e Isabel Marques, enquanto Américo Pereira canta José Afonso acompanhado por Albano Almeida.

A segunda parte das “Poesias soltas” realiza-se às 19h00, de novo abertas aos setubalenses que queiram contribuir com a leitura de poemas, registando-se a participação especial das instituições Fratia – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos, e Angolanos e Amigos de Angola – 4 Ás, enquanto Ana Pereira (conjunto de gaita de foles) assegura animação musical.

A noite prossegue na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal com “Eu também digo!”, às 21h00, num desafio a nomes conhecidos dos setubalenses para que digam poesia.

Entre outros, estão confirmadas as presenças de Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, de presidentes de juntas de freguesia, de Maria Helena Mattos, presidente da Liga dos Amigos do Fórum Luísa Todi, de Alberto Prata, presidente do Club Setubalense, de Maria do Carmo Branco, vereadora, de Alexandrina Pereira, poetisa, e de Anita Vilar, médica e investigadora.

Ponto alto da III Maratona de Poesia de Setúbal, a escritora Maria Teresa Horta está na biblioteca para um encontro com leitores, às 21h30, numa oportunidade para conviver com a autora de vasta obra literária, que, em 2011, publicou dois livros dedicados à Marquesa de Alorna, sua antepassada, “As Luzes de Leonor”, distinguido com o Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus, e “Poemas para Leonor”.

O encontro com a ficcionista, dramaturga, poeta e jornalista, de encerramento da maratona literária sobre “As Poesias que Abril Abriu…”, inclui ainda um momento musical com Pedro Pereira a interpretar José Afonso e Sérgio Godinho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign