20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 21 de Março de 2017
Maratona dá asas literárias

Mais de cinco dezenas de alunos do 4.º ano da EB dos Arcos e do Colégio Sant’ana participaram, no dia 21, numa sessão de apresentação do livro “Sonho com Asas”, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

A iniciativa, que integra VII Maratona de Poesia de Setúbal, programa com 15 horas de atividades literárias realizadas ao longo do dia em vários espaços e equipamentos culturais da cidade, foi conduzida pela escritora Teresa Marques e pela ilustradora Fátima Afonso.

Teresa é professora de Matemática e Fátima na área das Artes. Não se conheciam, até há cerca de três anos quando uma amiga, que sabia das atividades de ambas na área da poesia e da ilustração, pensou que poderiam trabalhar em conjunto e as apresentou através da internet.

“Começámos a trocar e-mails e a Fátima enviou-me uma ilustração de uma fada. Era uma imagem linda que mexeu comigo e inspirou-me a contar uma história. E foi assim que nasceu este livro”, conta Teresa Marques.

Com texto de Teresa Marques e ilustrações de Fátima Afonso, o livro infantil “Sonho com Asas” ficou pronto e só faltava mesmo ser publicado. Foi então que concorreram ao Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados, da editora Kalandraka, e conseguiram uma Menção Honrosa, entre 255 trabalhos oriundos de 25 países, que lhes valeu a publicação da obra.

As crianças ouvem com atenção a história que deu origem ao livro e curiosas começam a fazer perguntas.

“É muito difícil desenhar à mão?” À pergunta vinda da assistência, Fátima Afonso responde que sim, mas assegura que, “com treino, muito trabalho e persistência, tudo se consegue”.

A ilustradora confessa que, apesar de gostar muito de ser professora, desenhar é o que adora mesmo fazer, paixão que já deu origem à ilustração de mais de vinte livros.

Quanto a Teresa Marques, as crianças querem saber o que a inspira a escrever, uma questão de resposta abrangente. “No caso deste livro, inspirou-me a imagem que a Fátima me enviou, mas podia ser um acontecimento triste ou alegre, o amor, ou qualquer outra coisa que resulte da minha observação do mundo. Há muita coisa que pode originar uma história.”

“Sonho com Asas” é uma narrativa poética cuja protagonista, transportada pelo sonho com asas, inicia uma viagem até onde só o desejo e a vontade conseguem levar.

Trata-se de uma metáfora que incita o leitor a viver os próprios sonhos para não correr o risco de ficar para sempre na expectativa.

A VII Maratona da Poesia de Setúbal, de participação gratuita, está a promover desde a manhã diversas atividades, num programa organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com o apoio da Casa da Poesia de Setúbal, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia.

O programa prossegue às 17h30, nas arcadas dos Paços do Concelho, com uma leitura de poemas por membros da Câmara, da Assembleia Municipal e das juntas de freguesia e por elementos da Casa de Poesia de Setúbal. Esta iniciativa conta com a atuação do Coro Feminino TuttiEncantus.

A VII Maratona da Poesia de Setúbal inclui, às 21h00, na Biblioteca Municipal, a declamação de “Poemas que deram origem a canções”, por Célia David, do TAS, a que se segue a leitura de poemas por elementos da Casa da Poesia, um recital de poesia pelo músico António Manuel Ribeiro e um concerto de fado por Susana Martins, acompanhada de Jorge Pimentel, na guitarra, e Albano Almeida, na viola. Perto da meia-noite, Manuel Guerra promove novo momento musical.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign