24 de Outubro de 2017
15º
max. 27º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
fotografia 06 de Maio de 2013
Maratona fotográfica apura vencedores

O setubalense Luís Mateus foi o vencedor da 10.ª edição da Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, arrecadando o primeiro lugar graças ao melhor conjunto de fotografias a concurso.

Visivelmente satisfeito, o engenheiro de profissão e fotógrafo por paixão, de 37 anos, recebeu, em cerimónia realizada no dia 4, na Casa da Cultura, o prémio, que para os três primeiros classificados incluiu fins de semana para duas pessoas nas distintas unidades hoteleiras parceiras nesta iniciativa, material e equipamento fotográfico e vinhos.

Luís Mateus confessou que foi a primeira vez que participou na Meia Maratona Fotográfica, iniciativa, nesta edição com os dez anos do concurso como tema, organizada pela Autarquia no âmbito do m@rço.28, programa que assinala o Mês da Juventude.

A tentar conciliar a engenharia de instrumentação com a fotografia, o setubalense mencionou andar com a câmara “quase sempre atrás desde pequeno”

Como está muitas vezes em viagem, diz aproveitar as deslocações profissionais para fotografar o que mais gosta. “As paisagens, as pessoas e o meio envolvente fascinam-me bastante.

Além de arrecadar o primeiro lugar, Luís Mateus foi agraciado com quatro menções honrosas nos subtemas Liberdade, Zeca Afonso, Mulher e Vida por Vida.

O prémio para melhor fotografia da 10.ª Meia Maratona Fotográfica foi atribuído a Cláudia Silva, com o subtema Juventude, o que lhe valeu um jantar para duas pessoas e material fotográfico, participante que ficou no segundo lugar no concurso, além de receber as menções honrosas pelas imagens em Vida por Vida e Património Edificado.

O júri, constituído por Hugo Tavares, do Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, Mário Peneque, fotógrafo da Autarquia, António Carvalho, também fotógrafo, e Maria João Frade, da galeria de arte Casa d’Avenida, distinguiu Beatriz Raleiras com o terceiro lugar e com uma menção honrosa no subtema Multiculturalidade.

Dos quarenta participantes na edição de 2013, uma dezena recebeu ainda menções honrosas em subtemas como Primeiro Estranha-se Depois Entranha-se, Pobreza e Exclusão Social e Sensação de Viver.

“Parabéns aos participantes, que, sem eles, bem poderia haver mecenas, mas não haveria concurso”, felicitou Maria das Dores Meira, aproveitando para agradecer aos parceiros que “ano após ano” se têm associado à iniciativa.

Relativamente à escolha das melhores fotografias, a autarca salientou que é um “trabalho árduo, como tem sido hábito”, mas mostrou-se “extremamente satisfeita” por o número de participantes “ter vindo a aumentar”.

Todas as fotografias galardoadas estão agora em exposição, até 30 de maio, no Espaço das Artes da Casa da Cultura, de terça-feira a sábado, das 16h00 às 19h30 e das 20h30 às 23h00. Aos domingos podem ser vistas das 16h00 às 20h00.

O programa municipal m@rço.28 conta com os patrocínios de BES, Refrige, Jumbo Setúbal, A. Carvalho Fotógrafo, Batikano’s, Botequim du Bocage, Brejarte, CityPrint, Foto Vitória, Hotel Aranguês, Hotel do Sado, Ludgi Fotógrafos, McDonald's, restaurante dois.seis.cinco, Sivipa, Blue Coast Hostel, Horácio Simões e Hotel Mar e Sol.

Setúbal na Rede, Jornal Sem Mais, Site Olhares.pt são parceiros media e há ainda os apoios de Associ@rte.ESC, Vitória Futebol Clube e Casa d’Avenida.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign