14 de Dezembro de 2017
13º
max. 17º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
fotografia 05 de Maio de 2014
Maratona fotográfica entrega prémios

André Carvalho, com o primeiro lugar na categoria digital e a distinção para melhor fotografia, foi o grande vencedor da “11.ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal”, cuja entrega de prémios decorreu no dia 3, na Casa da Cultura.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, contou com a participação de 47 fotógrafos amadores, que, ao longo de 12 horas, no dia 1 de março, percorreram o concelho à procura das melhores imagens para ilustrar o tema principal, “Reabilitação Urbana”.

André Carvalho, 55 anos, residente em Loures, vencedor igualmente da edição de 2012, naquela que foi a sua primeira participação, voltou a triunfar ao arrecadar o melhor conjunto de fotografias nos 12 subtemas a concurso, inspirados na vertente urbanística da cidade.

“Foi um regresso a Setúbal para mais descobertas urbanas”, afirmou o fotógrafo amador, que, no ano passado, integrou o júri do concurso e, naturalmente, não pôde participar. “Foi uma experiência diferente. É sempre bom poder apreciar o trabalho de outros fotógrafos mas divirto-me muito mais no terreno.”

Na participação deste ano, André Carvalho “não tinha nenhuma ideia concebida” para realizar as etapas da prova. “Acabou por ser um percurso espontâneo”, confessou, ao adiantar que a única opção inicial tomada foi a técnica a usar. “Fotografei a preto e branco devido às condições meteorológicas adversas.”

O vencedor da prova sublinhou que as participações na meia maratona transformaram a maneira como vê e sente a cidade. “Setúbal já não é apenas uma cidade de passagem, a caminho das praias, ou para vir a casa de familiares. Acabei por criar uma relação mais especial e duradoura.”

Na memória ficou retido um lugar especial, o último posto de controlo deste ano da Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, a sede da Sociedade Musical Capricho Setubalense. “É um edifício fantástico, repleto de história e de inúmeros detalhes a descobrir”, referiu André Carvalho, orgulhoso por mais este triunfo.

Para as próximas edições deixa uma promessa: “Já conhecia alguns dos participantes e travei novas amizades, mas vou lançar o desafio a amigos da minha área de residência até porque, com companhia, a experiência fotográfica é bem mais interessante e divertida.”

Na 11ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, integrada no programa municipal m@rço.28, que assinala localmente o Mês da Juventude, André Carvalho obteve ainda o prémio para melhor fotografia, no subtema “Espaço Público”, e arrecadou quatro menções honrosas.

Marlene Batista, igualmente com quatro menções honrosas, alcançou o segundo lugar na categoria digital com o melhor conjunto de fotografias, enquanto Eugénio Buchinho, com três, garantiu o terceiro posto. No total, foram atribuídas 19 menções honrosas.

O júri da prova foi constituído por Hugo Tavares e Mário Peneque, ambos da Câmara Municipal de Setúbal, Luís Mateus, vencedor da edição do ano passado, António Carvalho, fotógrafo profissional, e Rita Barreiro, arquiteta da Autarquia que integra a equipa de reabilitação urbana.

“Reabilitação Urbana”, o tema escolhido para a edição deste ano, dá destaque a uma prioridade da Câmara Municipal de Setúbal que, nos últimos anos, tem concretizado um conjunto de investimentos impulsionadores da regeneração do centro histórico da cidade e da modernização urbana.

“Parabéns a todos os participantes que, ao longo de 12 horas, percorreram as ruas de Setúbal para captar pelas objetivas perto de nove centenas de imagens”, realçou o vereador com o pelouro da Juventude, Pedro Pina, na cerimónia de entrega de prémios, que lotou a Sala José Afonso da Casa da Cultura.

O autarca, ao salientar a importância da temática, reforçou que através dos “olhares diferenciadores dos fotógrafos participantes”, a cidade e as transformações nela ocorridas são “refletidas numa outra perspetiva, com pormenores que escapam aquando da vivência quotidiana”.

Após a entrega de prémios, foi inaugurada, no Café das Artes, igualmente na Casa da Cultura, a exposição com as melhores imagens da prova, incluindo a melhor fotografia, as 19 imagens classificadas com menções honrosas e uma outra, de Joana Dionísio, que conquistou o prémio Café das Artes.

A exposição dos trabalhos da “11.ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal”, visitável de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00 e às sextas, sábados e domingos das 10h00 à 01h00, é mostrada, ao longo do ano, em vários espaços públicos e equipamentos culturais da cidade.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign